X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Presidente aceita 'palácio voador' do Catar para ser novo Air Force One


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo americano aceitou um Boeing 747 de presente do Catar para ser usado como o novo Air Force One, segundo comunicado o Pentágono. O acordo enfrenta forte resistência de congressistas, especialistas em segurança nacional e juristas.

"O Departamento de Defesa vai trabalhar para garantir medidas de segurança adequadas na aeronave para torná-la segura para o uso pelo presidente", disse o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell. Segundo ele, o avião foi aceito "de acordo com todas as regras e regulamentos federais".

Trump, que chama a aeronave de "palácio voador", elogiou o Catar por oferecer o avião de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,25 bilhões). Mas membros do Congresso, incluindo republicanos, alertaram que a vontade do presidente de ter o Boeing 747 representa uma clara violação da Constituição, que proíbe autoridades federais de aceitar presentes de governos estrangeiros sem a aprovação dos legisladores.

Vários especialistas em segurança nacional, incluindo autoridades veteranas do Pentágono, criticaram a ideia, dizendo que o avião exigiria uma reforma cara e demorada para atender aos padrões técnicos e de segurança exigidos para transportar um presidente dos EUA. "Qualquer aeronave civil exigirá modificações significativas", disse Troy Meink, secretário da força aérea, em depoimento ao Senado.

Para Trump, o presente é uma maneira de economizar o dinheiro do contribuinte. "Por que nosso exército, e portanto nossos contribuintes, deveriam ser forçados a pagar milhões de dólares quando eles podem conseguir um avião de graça?," questionou ele na sua rede social.

Pressa

Segundo a imprensa americana, este pode ser o maior presente estrangeiro já recebido pelo governo dos EUA. Segundo o jornal The New York Times, o avião será doado para a biblioteca presidencial de Trump quando ele deixar o cargo.

O Pentágono não forneceu uma estimativa de quando o novo Air Force One estará pronto, mas Trump deixou claro que deseja usar o novo avião em breve. A aeronave será a terceira a ser remodelada para uso como Air Force One, substituindo dois aviões utilizados por quase 40 anos. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: