X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Morre aos 84 anos o embaixador e ex-ministro Samuel Pinheiro Guimarães


Ouvir

Escute essa reportagem

Morreu em Brasília nesta segunda-feira, 29, o embaixador e ex-ministro Samuel Pinheiro Guimarães, aos 84 anos. Guimarães foi secretário-geral do Itamaraty de janeiro de 2003 a outubro de 2009, durante os dois primeiros mandatos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A causa da morte não foi divulgada.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ), Guimarães Neto ingressou no Itamaraty em 1963.

Teve passagem pelo Departamento Econômico da pasta e pela direção do Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (IPRI), bem como, durante a gestão de Celso Amorim, a vice-presidência da Embrafilme - cargo o qual deixou após a crise com filme Pra Frente, Brasil, que criticava a tortura de presos políticos no Brasil durante a ditadura militar.

Guimarães ainda ocupou também, a partir do final de 2009, o cargo de Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e, entre 2011 e 2012, a função de Alto Representante Geral do Mercosul.

Seu trabalho foi reconhecido pelo projeto do Mercosul e pela defesa da importância estratégica da relação com a Argentina.

Lula expressou sentimento aos familiares e amigos de Guimarães nas redes sociais, descrevendo-o como "um dos mais importantes diplomatas da sua geração".

"Ao longo da vida defendeu o desenvolvimento, a democracia e as causas populares, resistindo a diversas tentativas de interferência externa no nosso país e atuando para uma política externa ativa e altiva, na promoção dos interesses e da soberania brasileira", disse o presidente da República.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: