X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Jovens do Japão estão bebendo menos álcool, e governo está preocupado

O consumo de cerveja foi o que mais caiu, com uma redução de 20%


Ouvir

Escute essa reportagem

Os jovens japoneses não bebem mais como antes - e o governo está preocupado com isso.

A Agência Nacional de Impostos lançou um concurso de propostas que incentivem as pessoas a consumirem mais bebidas alcoólicas, para reduzir o rombo causado pela queda nas vendas desses produtos no país.

Batizada de Saquê Viva!, a campanha pede a jovens de 20 a 39 anos que apresentem ideias para revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas, que caíram em desuso por causa de mudanças no estilo de vida durante a pandemia.

Segundo a imprensa japonesa e o jornal britânico The Guardian, que noticiaram a campanha, o consumo anual de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por pessoa em 1995 para 75 litros em 2020. Os impostos sobre o álcool, que já representaram 5% da receita tributária japonesa em 1980 e 3% em 2011, caiu para 1,7% em 2020.

A queda na receita do imposto sobre o álcool no ano fiscal de 2020 - de 110 bilhões de ienes - foi a maior em 31 anos, de acordo com o Japan Times.

A pandemia de Covid pode ter influenciado a mudança de hábitos, diz a imprensa japonesa, por ter prejudicado as saídas para bares e restaurantes, incluindo o hábito de beber com colegas de trabalho para aprofundar os vínculos e a comunicação no ambiente laboral -algo que o home office também desincentivou.

O declínio populacional, com a redução da porcentagem de jovens e o envelhecimento da população, também é apontado como causa.

O consumo de cerveja foi o que mais caiu, com uma redução de 20%, para menos de 1,8 bilhão de litros.

De acordo com um instituto de pesquisas citado pela agência Jiji Press, cerca de metade dos jovens japoneses não têm o hábito de beber diariamente.

Os participantes do Saquê Viva! devem apresenta estratégias que promovam também o consumo doméstico de álcool. A competição vai ser transmitida online, ao vivo, e as inscrições terminam no dia 9 de setembro.

Os inscritos que passarem na seleção inicial irão para uma etapa final, que ocorrerá no dia 10 de novembro em Tóquio. Os produtos e as campanhas mais bem avaliadas contarão com o patrocínio do governo para que sejam concretizadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: