X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Iraniano é o homem mais baixo do mundo

Aos 20 anos, Afshin Esmaeil tem 65 centímetros de altura e não consegue segurar um celular por muito tempo: “Pesado demais”


Ouvir

Escute essa reportagem

Afshin Esmaeil Ghaderzadeh, 20 anos, foi eleito nesta semana pelo Guinness World Records como o homem mais baixo do mundo, medindo 65,24 centímetros. O iraniano é 7 centímetros a menos do que o recordista anterior, o colombiano Edward “Niño” Hernandez, de 36 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Iraniano é o homem mais baixo do mundo
Afshin foi confirmado como o menor homem do mundo após medição. |  Foto: © Divulgação

O jovem foi descoberto em uma aldeia remota localizada no Condado de Bukan, Província do Azerbaijão Ocidental, no Irã, e sua vida não tem sido fácil, porque ele é incapaz de frequentar a escola, impossibilitando o seu aprendizado.

Segundo o Guiness, o jovem pesa cerca de 6,5 kg. Devido ao tamanho, ele usa roupas feitas sob medida e admite que segurar um celular por muito tempo é um exercício custoso. Ele conta ao Guinness que tem dificuldades de ficar segurando o aparelho.

“Os telefones em geral são pesados para usar por muito tempo, mas ainda consigo”, disse Afshin, que gosta de usar as redes sociais e passa a maior parte do tempo assistindo a desenhos animados e navegando pela internet.

Ele também adora assistir futebol e torce para o Esteghlal Football Club no Irã. Seus jogadores de futebol favoritos são os também detentores do Guinness World Records, Ali Daei e Cristiano Ronaldo.

A estatura e o peso de Esmaeil foram confirmados após uma série de medições realizadas em Dubai, em um dos escritórios do Guinness. Vale lembrar que a empresa cobra para ter os recordes reconhecidos.

Para o iraniano, que necessita de tratamento e uso contínuo de medicamentos, a expectativa é que sua recém-descoberta como homem mais baixo do mundo colabore para que ele possa ajudar seus pais com as despesas.

“Meu sonho é poder ajudar meus pais. Esse reconhecimento global pode me ajudar a realizar meu sonho”, afirmou ao Guinness. A fraqueza e o tratamento contínuo impossibilitaram Afshin de frequentar escolas e trabalhar. Seu sonho era seguir os passos do pai, como construtor civil.

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, afirma ter sido um privilégio “conhecer Afshin e confirmá-lo como o homem adulto mais baixo do mundo”.

“A julgar pelo entusiasmo que demonstrou durante sua visita a Dubai, ele está mais do que pronto para aproveitar o seu status de celebridade e se tornar um nome conhecido”, disse Craig.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: