X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Irã lança satélite como parte de programa criticado pelo Ocidente em meio a tensões regionais -


Ouvir

Escute essa reportagem

O Irã disse, neste sábado, 20, que conduziu um lançamento de satélite bem-sucedido em sua órbita mais alta até agora - o mais recente de um programa que o Ocidente teme que melhore os mísseis balísticos de Teerã. O anúncio surge em um momento de tensões intensificadas no Oriente Médio, com a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza e em meio à troca de ataques entre Irã e Paquistão.

O satélite Soraya foi colocado em órbita a cerca de 750 quilômetros acima da superfície da Terra com seu foguete Qaem 100 de três estágios, disse a agência de notícias estatal IRNA. O lançamento faz parte do programa espacial da Guarda Revolucionária do Irã, juntamente com o programa espacial civil do Irã, segundo a reportagem.

Os Estados Unidos já disseram anteriormente que os lançamentos de satélites do Irã desafiam uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e apelaram a Teerã para não realizar qualquer atividade que envolva mísseis balísticos capazes de lançar armas nucleares.

As sanções da ONU relacionadas ao programa de mísseis balísticos do Irã expiraram em Outubro passado. Fonte: Associated Press

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: