Irã dá por encerrado ataque contra Israel e manda recado para os Estados Unidos
Depois de lançar cerca de 150 drones explosivos contra Israel, Irã diz que a "resposta foi dada", em relação ao ataque de Israel contra embaixada
Escute essa reportagem
Depois de promover cerca de 150 ataques com drones e mísseis contra Israel, segundo a imprensa americana, o Irã disse que o ataque a Israel na noite deste sábado (13) foi uma "legítima defesa" após o consulado iraniano em Damasco, na Síria, ter sido atacado no início de abril, causado a morte de sete integrantes da Guarda Revolucionária.
O Irã anunciou através de uma publicação no X (ex-Twitter) que após esse ataque, a resposta a Israel estava dada, e sinalizou o fim das ofensivas militares, mas deixou claro que se Israel "cometer outro erro" (sic) a resposta iraniana seria ainda mas severa. A postagem ainda diz para os Estados Unidos "ficarem longe" do conflito.
"Com base no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas relativo à defesa legítima, a ação militar do Irã ocorreu em resposta à agressão do regime sionista [referência a Israel] contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco. O assunto pode ser considerado concluído. Contudo, se o regime israelense cometer outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os Estados Unidos devem ficar longe!" - Missão Diplomática do Irã.
Comentários