Espécie que inspirou personagem “Pica-Pau” está extinta
Escute essa reportagem
O governo dos EUA declarou oficialmente a extinção do pica-pau-bico-de-marfim e mais 22 espécies de animais. A espécie da ave em questão ficou famosa por inspirar o personagem do desenho “Pica-Pau”.
Cientistas alertam que as mudanças climáticas podem tornar esses desaparecimentos mais comuns, já que um planeta em aquecimento aumenta os riscos que enfrentam plantas e vida selvagem.
O pica-pau-bico-de-marfim Campephilus melanoleucos foi talvez a espécie mais conhecida que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA anunciou nesta quarta-feira (29) como extinta. A inspiração do desenho “Pica-Pau” costuma ser alvo de debate, com o pica-pau-bico-de-marfim e o pica-pau-de-topete-vermelho sendo citados.

No entanto, um episódio de 1964 mostra o personagem olhando para um livro em que se vê a imagem de si mesmo com o nome científico Campephilus melanoleucos.
Outras espécies citadas, como o pigtoe (Pleurobema plenum), um mexilhão-de-água-doce do sudeste dos Estados Unidos, foram identificadas na natureza apenas algumas vezes e nunca mais foram vistas, o que significa que, quando receberam um nome, já estavam desaparecendo.
Os fatores por trás dos desaparecimentos variam. Desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros caçados por suas penas e animais capturados por coletores particulares.
Em todos os casos, os humanos foram a causa final. Em todo o mundo, cerca de 902 espécies foram documentadas como extintas.
Acredita-se que o número real seja muito maior, porque algumas não são identificados formalmente, e muitos cientistas alertam que a Terra está em uma "crise de extinção", com a flora e a fauna desaparecendo a uma taxa 1.000 vezes maior que a histórica.
Comentários