X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Cientistas conseguem capturar "vespa assassina" nos Estados Unidos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cientistas conseguem capturar "vespa assassina" nos Estados Unidos
Vespas asiáticas em seus vários tamanhos. A vespa captura em julho é a do meio |  Foto: Divulgação: WASHINGTON STATE DEPARTMENT OF AGRICULTURE

Foram dois meses de uma caçada com mais de 1 mil armadilhas até que cientistas do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês) conseguiram capturar pela primeira vez uma vespa gigante asiática ('Vespa mandarinia'), no noroeste dos Estados Unidos. 

Esse tipo de animal é apelidado de "vespa assassina" por conta da letalidade e foi identificado no país norte-americano pela primeira vez em dezembro do ano passado. A informação da captura do inseto foi publicada pela BBC News e reproduzida pelo portal G1.

Desde que se teve notícia da presença da "vespa assassina" pela região noroeste dos EUA, as autoridades locais iniciaram esforços para capturar o animal para evitar que criassem ninhos e se estabelecessem no local. 

Moradores e apicultores locais - as vespas representam risco para as abelhas - se uniram aos esforços, espalhando mais de 1,3 mil armadilhas pela região. Um dos insetos foi capturado no dia 14 de julho, mas somente após testes em laboratório ficou comprovado que era a vespa gigante. A confirmação só saiu no dia 29 de julho, conforme o texto publicado pelo G1.

Cientistas já recolheram outras vespas, mas que haviam sido encontradas na natureza ao acaso. Essa foi a primeira vez que o animal foi capturado em uma armadilha.

Os cientistas da WSDA relataram que essa espécie é a maior do mundo e pode chegar a medir 5 cm e acabar com uma colmeia de abelhas em poucas horas, por isso a preocupação de apicultores.

Essa espécie só ataca humanos caso sejam provocadas ou ameaçadas, salientam os cientistas, porém a vespa gigante tem uma  picada extremamente dolorosa e liberam uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.

Ainda não se conehce o motivo dessas vespas terem saído da Àsia e ido para os EUA. Uma das teorias é que os primeiros insetos tenham sido transportados em navios de carga. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: