X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado tem mais de 420 mil pessoas curadas da Covid


O Espírito Santo ultrapassou a marca de 10 mil mortes por complicações relacionadas a Covid-19 nesta terça-feira (11), após a confirmação de mais 50 óbitos pela doença no Estado.

O total de vidas perdidas agora é de 10.070, desde o início da pandemia, segundo os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Além disso, 453.497 casos de infecção foram confirmados no Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Estado tem mais de 420 mil pessoas curadas da Covid
O médico psiquiatra Valber Dias Pinto comenta que crises de ansiedade ou dificuldades de concentração estão sendo mais diagnosticados em pacientes após internação por Covid |  Foto: Divulgação

Em meio a milhares de perdas e luto, sintomas emocionais estão sendo cada vez mais diagnosticados por especialistas em pacientes que passaram pela doença.

"O sentimento de quem sobrevive acaba sendo um misto de alegria por ter sobrevivido, mas também de culpa por ter contraído a doença ou transmitido para alguma pessoa. O sentimento nós temos identificado com frequência", comentou o médico psiquiatra Valber Dias Pinto.

O especialista afirma que sintomas têm se tornado mais comuns em pacientes pós-covid.

"Quando tem sintomas emocionais como, por exemplo, crises de ansiedade pós-covid ou até mesmo dificuldades de concentração nós recomendamos os pacientes a procurar um psiquiatra", explicou.

O médico ainda ressalta a importância da realização de exames de exames de rotina para cuidar também da saúde física.

"Após a covid-19 sempre recomendamos as pessoas a fazerem exames de check-up pulmonar e cardiológico que são as principais sequelas que podem acontecer e, geralmente, surpreendem as negativamente com arritmia cardíaca ou até morte súbita, por isso é bom verificar", comentou.

Valber aponta que pacientes que venceram o vírus são exemplo de superação que podem servir como mudança de comportamento da conscientização das pessoas.

"A comemoração diante da vitória deve sim ser comemorada por estar com saúde, mas valorizando a vida e usando a sua situação para alertar as pessoas quanto a seriedade da doença para que elas também se cuidem e passem a mudar a sua postura", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: