Vasco vence "final" contra Ituano e está de volta à elite do Brasileirão
Nenê marcou o gol que deu a vitória ao Vasco e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro
Escute essa reportagem

O Vasco está de volta à série A do Brasileirão. O acesso foi conquistado com a vitória do time carioca diante do Ituano por 1 a 0, jogando fora de casa no estádio Novelli Junior, em Itu, São Paulo, neste domingo (6). Os dois times chegaram até a última rodada da série B dependendo apenas de si para garantir o acesso, por isso a partida ganhou ares de uma final para garantir a vaga na elite do futebol brasileiro.
O Vasco entrou em campo ocupando a quarta colocação na tabela com 59 pontos conquistados em 37 rodadas. Para o time Cruzmaltino, um empate bastava para garantir o retorno à série A, após dois anos na segunda divisão nacional.
Já o Ituano, viu a chance de subir de divisão se tornar real nas últimas rodadas depois de tropeços constantes de Vasco e Bahia, terceiro colocado. O time de São Paulo começou a rodada na quinta posição com 57 pontos e apenas a vitória o colocaria na elite nacional.
No entanto, logo aos 2 minutos, do primeiro tempo, o zagueiro Lucas Dias evitou um gol de Figueiredo com a mão. O árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Vasco e expulsou o defensor do time paulista. Nenê foi para a cobrança e abriu o placar para o Vasco.
Jogando com um a mais e a vantagem no placar, o torcedor vascaíno acreditou que poderia ser uma partida tranquila para garantir o acesso. Contudo, o que se viu foi o Ituano pressionando o Vasco e obrigou o goleiro Thiago Rodrigues a fazer boas defesas.
No segundo tempo, a pressão do Ituano aumentou após a expulsão do meia vascaíno Andrey Santos.
Apesar das tentativas do Ituano, o time paulista não conseguiu superar a defesa do Vasco e o 1 a 0 se manteve no placar até o final da partida. Com a vitória, o time carioca está de volta à série A do Brasileirão em 2023.
Além do Vasco, retorno à primeira divisão Cruzeiro - campeão da série B -, Grêmio e Bahia.
Na outra ponta da tabela, o CSA perdeu para o Cruzeiro e foi rebaixado para a série C. também foram rebaixados Náutico, Brusque e Operário-PR.
Comentários