X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Thiago Monteiro faz história, Brasil vence Suécia e se garante na fase final da Copa Davis


Ouvir

Escute essa reportagem

O Brasil está classificado para a fase final da Copa Davis pela primeira vez na história deste novo formato, que se iniciou em 2019. A vaga foi conquistada neste sábado com a vitória de Thiago Monteiro sobre Elias Ymer, da Suécia, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/2, em 2h22min de partida. Na comemoração, o brasileiro, número 119 do ranking da ATP, deitou-se em quadra e foi abraçado pelos demais representantes da delegação em Helsingborg.

A última vez que o Brasil jogou a elite da Copa Davis foi contra a Argentina em 2015. O confronto ficou marcado pela derrota de João Souza, o Feijão, para o Leonardo Mayer em 6h42min de partida, até hoje o duelo mais longo da história do torneio.

O confronto entre Brasil e Suécia estava empatado até este sábado, quando Rafael Matos e Felipe Meligeni colocaram o Brasil à frente nas duplas. Eles venceram os suecos Filip Bergevi e Andre Goransson por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/5.

A equipe brasileira fez um primeiro set muito tranquilo, aplicaram duas quebras e venceram por 6/2 sem qualquer imposição da dupla da Suécia, que equilibrou o duelo no segundo set, forçou um nono game, mas Matos e Meligeni mantiveram o foco e conseguiram fazer 2 a 1 para o Brasil ao fechar a partida em 7/5.

Na frente do duelo com a Suécia, coube a Thiago Monteiro dar o último golpe para colocar o Brasil de volta à elite da Copa Davis. Ele venceu a partida frente a Elias Ymer de virada, já que começou perdendo o primeiro set por 6/4, com o sueco aplicando duas quebras e confirmando os dois últimos games para fazer 1 a 0.

O brasileiro, no entanto, não se deixou abater, deu a volta por cima e conseguiu salvar três break points, quando estava perdendo por 4/3 para igualar o duelo e virar para 6/4, aproveitando-se de um momento ruim do adversário.

Thiago Monteiro continuou a todo vapor no terceiro set e não tomou conhecimento de Ymer. Não demorou para o brasileiro abrir 5/1 de vantagem, depois foi só administrar o resultado para entrar na história do tênis brasileiro.

A fase final da Copa Davis acontecerá em setembro. A competição será em sede única com fases de grupos. Os classificados se enfrentarão no mata-mata até que a equipe campeã seja definida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: