X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Rybakina encerra reinado de Swiatek em Stuttgart e disputa final contra Kostyuk, 27ª do mundo


Ouvir

Escute essa reportagem

Elena Rybakina, do Cazaquistão, venceu a líder do ranking, a polonesa Iga Swiatek, por 6/3, 4/6 e 6/3 neste sábado e avançou à final do Torneio de Stuttgart. Sua rival neste domingo será a ucraniana Marta Kostyuk, que superou Marketa Vondrousova, número oito do mundo, por 7/6 (7/2) e 6/2.

Quarta do ranking, Rybakina precisou de 2 horas e 49 minutos para encerrar a sequência de 10 vitórias consecutivas de Swiatek no torneio alemão. "Foi uma partida muito difícil, como sempre, contra o Iga", disse Rybakina. "Estou muito feliz por ter vencido no saibro. Dá confiança."

Swiatek começou a partida como se estivesse prestes a aumentar sua invencibilidade em Stuttgart para 11 partidas. Ela abriu uma vantagem de 2 a 0 no início do primeiro set e teve dois break points para fazer 3 a 0. A partir daí, a partida foi disputada, mas Rybakina levou vantagem.

A cazaque manteve pressão constante no saque de Swiatek durante toda a partida e criou 20 oportunidades de break points em três sets. Embora a polonesa tenha salvado 16 deles, a combinação de sete faltas duplas e 42 erros não forçados teve um papel importante no resultado. Foi a quarta vitória de Rybakina em seis partidas contra a líder do ranking.

Aos 24 anos, Rybakina atingiu a quinta final da temporada. Foi campeã em Adelaide e Abu Dabi e vice em Doha e Miami. Ela é a primeira tenista a chegar a cinco decisões nos primeiros quatro meses da temporada desde Victoria Azarenka em 2012.

Rybakina e Kostyuk, número 27 do ranking, já se enfrentaram duas vezes, em 2023, e cada uma venceu um jogo. Kostyuk venceu em três sets em Adelaide no início daquele ano, e Rybakina se vingou com uma vitória em dois sets na primeira rodada do US Open. Kostyuk tem 21 anos e um título na carreira, conquistado em Austin no ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: