X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Resultado do UFC 315 coloca brasileiro em disputa de cinturão no UFC 317; entenda cenário


Ouvir

Escute essa reportagem

A derrota de Belal Muhammad pelos meio-médios na luta principal do UFC 315 abriu espaço para o brasileiro Charles do Bronx disputar o cinturão dos pesos-leve. O brasileiro estava em uma espécie de “lista de espera” que dependia do resultado do evento e que envolve o atual campeão de sua categoria, Islam Makhachev.

O que acontece é que o russo planejava, há tempos, uma subida de divisão, mas ele não queria lutar com o americano, filho de imigrantes da Palestina, por ser seu parceiro de treinos. Assim, o presidente do Ultimate, Dana White, propôs dois cenários: um combate entre Makhachev e Ilia Topuria em caso de vitória de Muhammad ou o duelo entre Charles e o georgiano se ele perdesse.

Imagem ilustrativa da imagem Resultado do UFC 315 coloca brasileiro em disputa de cinturão no UFC 317; entenda cenário
Charles do Bronx disputará título dos pesos-leve contra Ilia Topuria após desfecho favorável do UFC 315. Foto: Reprodução/UFC Brasil Twitter

Como Jack Della Maddalena se tornou o novo campeão dos meio-médios no UFC 315, tudo se encaminha para uma disputa de título para o Brasil. Logo após a luta, Makhachev confirmou no X (antigo Twitter) a subida de divisão. “Hora de me tornar um duplo campeão”, escreveu ele.

O russo não perderá o cinturão dos pesos-leve e a luta entre Do Bronx e Topuria será pelo título interino, provavelmente ocorrendo no UFC 317, em 28 de junho, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Na coletiva de imprensa do UFC 315, o presidente da organização, Dana White, foi questionado sobre os cenários especulados e confirmou que são “precisos”.

A última vez em que Charles do Bronx lutou pelo cinturão foi em 2022, quando perdeu para o próprio Makhachev por finalização. Ele conquistou o título dos pesos-leve em 2021 contra Michael Chandler e foi destituído ao não bater o peso em sua segunda defesa, contra Justin Gaethje.

De lá para cá, o brasileiro, que chegou a ter uma revanche com o russo marcada, mas cancelada por lesão, venceu Beneil Dariush, perdeu para Arman Tsarukyan e bateu, novamente, Chandler. Atualmente, ele ocupa a segunda posição no ranking dos pesos-leve e é o 14º melhor peso-por-peso do mundo.

Seu adversário será o terceiro melhor do planeta e imbatível até então. Topuria não perdeu nenhuma luta em sua carreira e ‘limpou’ a divisão dos penas ao bater Alexander Volkanovski e Max Holloway. Em abril deste ano, ele abdicou do título para subir aos leves e, desde então, espera a definição de seu adversário na luta pelo cinturão, que agora se sabe que será Charles do Bronx

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: