Quem é Brooksby? Rival de João Fonseca em Wimbledon é autista e foi punido por ‘sumir’ no antidoping
Escute essa reportagem
João Fonseca irá encarar o norte-americano Jenson Brooksby na segunda rodada do torneio de Wimbledon. O confronto está previsto para esta quarta-feira, 2, por volta das 11 horas (de Brasília).
O brasileiro passou na estreia pelo britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0. Já Jenson Brooksby, atual número 101 do ranking da ATP, superou o holandês Tallon Griekspoor, também por 3 sets a 0.
Jenson Brooksby tem 24 anos e o seu nome homenageia o ex-piloto de Fórmula 1 britânico Jenson Button. O tenista norte-americano já chegou a ser o número 33 do mundo.
Brooksby tem 1,93m de altura e disputa o torneio de Wimbledon pela segunda vez na carreira. No ano de 2022, conseguiu avançar até a terceira rodada do Grand Slam.
Nos últimos anos, o rival de João Fonseca viveu período difícil, enfrentando lesões. Ele, inclusive, teve que fazer cirurgia nos dois punhos. Além disso, o atleta foi suspenso por 13 meses por não comparecer a exames antidoping após a disputa do Aberto da Austrália de 2023.
Brooksby retornou ao circuito em janeiro deste ano. No fim de 2024, o tenista se abriu sobre a vida pessoal e falou sobre o diagnóstico de espectro autista que teve ainda na infância.
“É o momento de compartilhar algo que eu mantive em silêncio por toda a minha vida. Eu fui diagnosticado com um nível severo do espectro autista quando era criança e era não-verbal até os quatro anos”, chegou a escrever Brooksby nas redes sociais.
“Precisava de 40 horas de terapia por semana. Minha mãe nunca desistiu e fez tudo o que podia para me ajudar. Eu não estaria aqui se não fosse por ela e tenho muita sorte de ter pais que nunca desistiram”, complementou.
“Decidi que este seria o momento de contar a minha história e espero que possa inspirar mais famílias a não desistirem. Os últimos 23 meses foram muito difíceis para mim. Mas estou cercado de boas pessoas que acreditaram em mim”, disse na ocasião.
Na última semana, Jenson Brooksby foi vice-campeão em Eastbourne, perdendo a final para o compatriota Taylor Fritz, que também bateu João Fonseca na campanha vitoriosa no torneio.
Comentários