X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

O que falta para Corinthians e Santos se livrarem do rebaixamento? Veja cenários


Ouvir

Escute essa reportagem

Com a proximidade do fim do Brasileirão, apenas duas partidas separam Corinthians e Santos do alívio na tabela. A vitória do time de Mano Menezes sobre o Vasco por 4 a 2 praticamente selou a permanência na Série A. Já o Santos, derrotado pelo Fluminense por 3 a 0, precisa se distanciar da zona de rebaixamento nas duas últimas rodadas. A equipe, comandada por Marcelo Fernandes, tenta evitar a primeira queda de sua história, enquanto o rival alvinegro não quer repetir o "pesadelo" de 2007.

Com 47 pontos, o Corinthians já superou o número "mágico" dos 45 pontos, que manteria o clube em 16 das 17 edições do Brasileirão por pontos corridos. A única ocasião em que um time foi rebaixado à segunda divisão com essa marca alcançada foi em 2009. Na ocasião, o Coritiba, 17º colocado, não escapou do descenso na última rodada, quando viu o Fluminense fazer campanha irretocável na reta final para se salvar.

Em 2023, América-MG e Coritiba já estão matematicamente rebaixados, antes mesmo do fim do Brasileirão. Com 35 pontos e na 18ª colocação, o Goiás tem caminho difícil e precisa de uma série de tropeços dos rivais para evitar o descenso. Se perder para o Grêmio nesta quinta-feira, está rebaixado. Resta uma vaga que, neste momento, tem seis "postulantes": além dos já citados Corinthians e Santos, Vasco, Bahia, Cruzeiro e Fortaleza tentam evitar a queda.

Tanto Corinthians quanto Santos dependem apenas de suas próprias forças para permanecerem na Série A em 2024, mas o time da capital paulista tem tarefa mais fácil, ao menos em tese. Se empatar ou vencer o Internacional no sábado, se garante no Brasileirão da próxima temporada. No entanto, se perder as duas próximas partidas, precisaria apenas que Bahia ou Vasco, 16º e 17º colocados, respectivamente, tropecem em seus próximos compromissos.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já apontava chances remotas (0,076%) de o Corinthians ser rebaixado. Para que isso não ocorra - e considerando um cenário em que o time de Mano Menezes é derrotado por Internacional e Coritiba nas próximas rodadas -, Bahia ou Vasco precisam tropeçar em ao menos um dos próximos dois jogos.

O Vasco encara o Grêmio e Red Bull Bragantino, enquanto a equipe nordestina duela com América-MG, já rebaixado, e Atlético-MG nas última rodadas. Se Vasco e Bahia não somarem três pontos em ao menos um dos seus próximos compromissos, o Corinthians está matematicamente livre da queda para a segunda divisão. Nesse momento, um dos únicos cenários que rebaixaria o time alvinegro é o de que todos os demais rivais, que lutam contra o descenso, vençam seus jogos na reta final da temporada. A UFMG aponta uma chance remota, de 0,008%, para o Corinthians ser rebaixado.

SANTOS

A derrota do Santos para o Fluminense prejudicou o clube na briga contra o rebaixamento à segunda divisão. O resultado da partida entre Vasco e Corinthians na terça-feira já fazia com que o time da Vila Belmiro não corresse risco de entrar na zona da degola, mas o tropeço diante do rival tricolor mantém a preocupação sobre o 2024 da equipe. Com 43 pontos, o time está a duas posições da zona do descenso (o Bahia soma 41 ao fim da 36ª rodada). Para se salvar, a matemática é simples: vencer ao menos um dos próximos dois compromissos e torcer para um tropeço do Bahia ou uma derrota do Vasco.

O Santos encara Athletico-PR e Fortaleza nos dois próximos jogos. Se vencer na Ligga Arena, Vasco perder e o Bahia deixar de somar três pontos, está livre do rebaixamento. O mesmo acontecerá caso o time nordestino perca simultaneamente a um triunfo do Santos. Nesta alternativa, a equipe de Marcelo Fernandes abriria cinco pontos da zona do rebaixamento, ficando assim livre da queda.

Confira as probabilidades atualizadas de rebaixamento no Brasileirão:

Coritiba - 100%

América-MG - 100%

Goiás - 99,2%

Bahia - 50,4%

Vasco - 32%

Santos - 15,9%

Cruzeiro - 1,8%

Fortaleza - 0,55%

Corinthians - 0,008%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: