X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Morte de Senna, alta velocidade e traçado desafiador: Ímola fica entre o luto e o encanto na F1


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morte de Senna, alta velocidade e traçado desafiador: Ímola fica entre o luto e o encanto na F1
Ímola será palco do GP deste final de semana.

A Fórmula 1 realiza neste final de semana a sétima etapa da temporada no marcante circuito de Ímola, na Itália. Atual Grande Prêmio da Emília-Romanha, o antigo GP de San Marino, palco de grandes momentos e de uma das maiores tragédias da modalidade, continua sendo uma das corridas mais emblemáticas da categoria. A morte de Ayrton Senna em 1° de maio de 1994, 31 anos atrás, na curva Tamburello, marcou para sempre a história do automobilismo, transformando o autódromo Enzo e Dino Ferrari em um símbolo de luto e memória.

Um dia antes da morte de Senna, no sábado, o piloto austríaco Roland Ratzenberger também morreu após um acidente na pista, quando a asa dianteira de seu carro se rompeu na curva Villeneuve. Ele se chocou contra o muro a mais de 300 km/h. A morte foi confirmada no mesmo dia.

Apesar desse peso histórico, Ímola encanta fãs e pilotos com seu traçado técnico e suas curvas de alta velocidade, que continuam fazendo da pista um teste de habilidade, mesmo após as mudanças implementadas para aumentar a segurança do local.

Bortoleto e outros pilotos tem Ímola entre as pistas favoritas

Em entrevista exclusiva ao Estadão no início do ano, o piloto Gabriel Bortoleto, único brasileiro da categoria, revelou que a pista de Ímola é sua favorita. O novato da equipe Sauber é ex-campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2, e já competiu no circuito em outras categorias.

Em 2020, diversos pilotos aprovaram o retorno de Ímola ao calendário da Fórmula 1, entre eles Max Verstappen e Fernando Alonso. Verstappen venceu as corridas de 2021, 2022 e 2024. Hamilton também triunfou, em 2020, na primeira corrida após o retorno, e elogiou o traçado da pista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: