X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Morre aos 79 anos, Dimas Filgueiras, o Soldado Alvinegro, maior ídolo do Ceará


Ouvir

Escute essa reportagem

Dimas Filgueiras Filho, o Soldado Alvinegro, que foi jogador, técnico, dirigente e é ídolo do Ceará, morreu nesta sexta-feira aos 79 anos após falência múltipla dos órgãos.

Carioca, Dimas chegou em 1972 ao Ceará, onde atuou dentro e fora dos campos em 647 partidas oficiais, e teve participação direta em 13 títulos.

Como jogador, o ex-lateral defendeu o Ceará em 133 jogos, vencendo 67 partidas e empatando 32 vezes, marcando 2 gols com a camisa alvinegra. Conquistou o bicampeonato estadual em 1975 e 1976.

À beira do campo, como técnico, Dimas Filgueiras comandou o Ceará em 514 jogos, vencendo 250 partidas e empatando 156. Foi campeão cearense em 1989, 1996 e 2002, além de fazer parte das campanhas nos títulos de 1990, 1992, 1993, 1998, 1999, 2011, 2012 e 2013.

Dimas também foi o treinador na campanha histórica da Copa do Brasil em 1994, na melhor participação do clube na competição, quando ficou com o vice-campeonato. Com isso, o clube se classificou para sua primeira competição internacional, a Copa Conmebol, em 1995.

Ele também comandou o Ceará no Campeonato Brasileiro de 2010. Na elite do futebol brasileiro, Dimas comandou o time em 18 jogos. O Ceará garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2011. O Soldado Alvinegro se aposentou em 2018.

O Ceará decretou luto oficial de dez dias. "É impossível pensar no Ceará e não pensar em Dimas Filgueiras", afirmou o presidente do Ceará, João Paulo Silva.

"Um gigante e grande alvinegro, que dedicou muitos anos da sua vida em sempre fazer o melhor pelo Ceará. Lembrando do nosso hino, Tua Glória é Lutar, o Dimas incorporou isso no DNA dele e fez isso com muita benfeitoria. O Dimas merece todas as nossas homenagens possíveis", completou o dirigente.

Em abril deste ano, Dimas Filgueiras foi homenageado com o lançamento do plano de sócio-torcedor intitulado Soldado Alvinegro, destinado aos ex-atletas que defenderam o Ceará. Dimas deixa mulher, quatro filhos e quatro netos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: