Luisa Stefani vai à final de duplas mistas em Wimbledon e quebra tabu de 58 anos do tênis brasileiro
Escute essa reportagem
Luisa Stefani está na final de Wimbledon. A tenista brasileira e o local Joe Salisbury vão disputar o troféu das duplas mistas após vencerem os favoritos Shuai Zhang, da China, e Marcelo Arevalo, de El Salvador, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 7/6 (7/4), nesta terça-feira.
Com a vitória, a paulistana encerrou um jejum de 58 anos sem uma brasileira numa final de Wimbledon. A última foi Maria Esther Bueno, em 1967. Na ocasião, a lenda do tênis brasileiro foi vice-campeã. No total, Maria Esther disputou 14 finais no Grand Slam britânico, com três títulos na chave de simples (1959, 1960 e 1964) e cinco nas duplas femininas (1958, 1960, 1963, 1965 e 1966). Ela ainda foi vice na chave mista também em 1959 e 1960.
Será a segunda vez que Luisa disputará uma final de Grand Slam. Na primeira, em 2023, foi campeã de duplas mistas do Aberto da Austrália, ao lado de Rafael Matos. A brasileira forma parceria em Londres com o experiente Salisbury, ex-número 1 do mundo nas duplas e dono de seis conquistas de Major - ele busca a primeira diante de sua torcida.

A final está marcada para quinta-feira. E será contra a checa Katerina Siniakova e o holandês Sem Verbeek. Eles venceram na semifinal a húngara Timea Babos e o croata Mate Pavic por 6/3 e 7/5. Timea é a parceira de Luisa na chave de duplas femininas. Elas estão nas quartas de final.
Nesta terça, Zhang e Arévalo eram os favoritos, por serem os cabeças de chave número dois. Porém, Luisa e Salisbury foram sólidos do começo ao fim, numa partida sem quebras de saque e com performance decisiva da dupla da brasileira nos dois tie-breaks.
Luisa se tornou a única esperança de título para o Brasil nesta edição de Wimbledon, tanto nas duplas mistas quanto nas parcerias femininas. Beatriz Haddad Maia caiu na segunda ao abandonar as duplas porque sua parceira, a alemã Laura Siegemund, decidiu priorizar seu jogo de simples, pelas quartas de final - perdeu da favorita Aryna Sabalenka nesta terça.
Pouco antes da vitória de Luisa na chave mista, Marcelo Melo e Matos foram eliminados nas duplas. Os campeões do Rio Open foram derrotados pelo holandês David Pel e pelo australiano Rinky Hijikata por 7/6 (7/5) e 6/4.
Comentários