Grêmio x Flamengo: equipe de Tite visita o Tricolor Gaúcho em busca de arrancada
Fla ainda sonha com o título brasileiro, mas precisará vencer concorrentes diretos do G-4 para ter alguma chance
Escute essa reportagem
Grêmio e Flamengo se enfrentam pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília). A partida, realizada na Arena, em Porto Alegre, terá transmissão ao vivo da TV Globo e do Premiere.
O duelo coloca frente a frente duas equipes que brigaram por posições no G-4 ao longo de toda a competição. Atualmente, o Flamengo ocupa a terceira colocação, com 50 pontos, enquanto o Grêmio está em sexto, com 44.
Além de estarem próximos na classificação, o Tricolor gaúcho e o Rubro-negro carioca são velhos conhecidos nesta temporada. Até aqui, em 2023, foram disputados três duelos entre as equipes – um pelo Brasileirão e dois pelas semifinais da Copa do Brasil-, com três vitórias do Flamengo.
O Grêmio passa pelo momento mais complicado da temporada até aqui. Por conta da sequência recente ruim, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos disputados, o Tricolor perdeu seu posto no G-4 e agora não depende apenas de si mesmo para conquistar uma classificação direta para a fase de grupos da próxima Libertadores.
Grêmio finalizou a preparação para enfrentar o Fla
Além disso, recentemente o treinador Renato Gaúcho confirmou que o atacante Luís Suárez, grande destaque do time no ano, não continuará na equipe gaúcha em 2024. O uruguaio, aliás, desfalca o Grêmio na partida contra o Fla por conta de uma suspensão.
O Flamengo, por sua vez, vive dias um pouco mais tranquilos desde a chegada do técnico Tite. Além da melhora de ambiente relatada por funcionários e jogadores do clube, o ex-treinador da Seleção Brasileira também conseguiu fazer a equipe voltar a ser competitiva e venceu os dois jogos que disputou.
O grande destaque coletivo do Flamengo desde a mudança de técnico têm sido a consistência defensiva. A equipe não sofreu gols nas vitórias contra Cruzeiro (2 a 0) e Vasco (1 a 0) e, principalmente, não deixou que nenhuma das duas equipes criasse muitas chances claras de gol.
Delegação do Flamengo embarcou para Porto Alegre na terça-feira (24)
Apesar de ter afirmado em sua coletiva de apresentação que o principal objetivo da temporada é a classificação para a fase de grupos da próxima Libertadores, Tite não deixou de mencionar o ainda distante sonho de brigar pelo título brasileiro nesta temporada. Para que isso aconteça, no entanto, o Rubro-negro terá que vencer confrontos contra adversários diretos na briga pelo G-4, já que ainda enfrenta times como Bragantino, Palmeiras e Fluminense.
Prováveis escalações
Grêmio
Renato Gaúcho não conta com Luis Suárez, suspenso, e portanto deve buscar soluções ofensivas. Na defesa, Geromel e Reinaldo estão de volta após desfalcarem a equipe contra o São Paulo.
Além de Suárez, os desfalques são Cuiabano, Felipe Scheibig, Mila, Iturbe e Nathan, todos lesionados, e Ronald e Gustavo Martins, que estão com a seleção pan-americana.
Provável time: Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Bruno Alves (Nathan Fernandes ou Besozzi), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Josué (Nathan Fernandes ou Besozzi); Cristaldo e Everton Galdino.
Flamengo
O clube carioca não poderá repetir a escalação que venceu o Vasco no domingo (22), por conta da ausência de Fabrício Bruno. O zagueiro cumpre suspensão após receber o terceiro cartão amarelo e deve dar lugar a Pablo, que receberá sua primeira chance com o novo treinador. Além disso, Bruno Henrique pode dar lugar a Everton Cebolinha por conta de um desgaste físico.
Além de Fabrício Bruno, David Luiz (tornozelo direito) e Allan (recuperação de cirurgia no pé esquerdo) desfalcam a equipe.
Provável time: Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro.
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Pires (GO) e Luanderson dos Santos (BA)
VAR: Igor Benevenuto de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Jonathan Pinheiro (RS)
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários