F1: 5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Áustria
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Lando Norris conquistou uma das poles mais avassaladoras dos últimos anos. Neste sábado (28), na classificação do GP da Áustria, o inglês confirmou o favoritismo, não passou nem perto de cometer os erros recentes em Q3 e cravou mais de 0s5 para cima do resto do grid. Um passeio, também ajudado por mais um dia opaco de Oscar Piastri, que larga em terceiro.
Quem separa a dupla papaia no grid de largada é Charles Leclerc, em uma surpreendente Ferrari. O time italiano também tem Lewis Hamilton partindo do quarto posto, na frente de George Russell, em jornada sofrida da Mercedes.
Liam Lawson e Gabriel Bortoleto foram enormes destaques do dia: o neozelandês sai em sexto, enquanto o brasileiro parte do oitavo lugar depois de levar a Sauber pela primeira vez ao Q3 em 2025.
Max Verstappen teve desempenho complicadíssimo com a Red Bull e larga em sétimo, enquanto Kimi Antonelli é nono e Yuki Tsunoda, fechando a saga do drama da ‘F1 A’, parte de 18º. Quem completa o top-10 do grid é Pierre Gasly.
Norris rolo compressor, Piastri opaco: Áustria apimenta briga pelo título
Norris viveu um momento de alívio em Spielberg. Quando diz na entrevista que reencontrou o “velho eu” na espetacular pole, Lando mostra como passa por uma fase desconfortável, especialmente pelos seguidos erros que vinha cometendo no Q3 e que basicamente acabavam com as corridas. Ainda teve aquela batida em Piastri no Canadá, que poderia acabar de desestabilizar de vez o rapaz. Falta o domingo, óbvio, mas o inglês precisava de um momento brilhante assim para lembrar do que é capaz.
Do outro lado, o recorte das últimas cinco etapas da F1 2025 — incluindo já a Áustria na conversa — deveria preocupar Piastri. O australiano tem perdido o brilho e tido atuações muito menos brilhantes do que no começo da temporada. O GP da Espanha foi exceção, claro, mas a sequência a partir de Ímola é de mais momentos apagados do que incríveis, ainda que a tabela de pontos não indique isso. A classificação em Spielberg foi assim, trucidado por Norris. Se for uma tática, não parece boa: é muito cedo para ser conservador e administrar a parada.
Verstappen derrete com Red Bull que andou para trás. Era esse o ‘all-in’?
Se a Red Bull estava tratando as mexidas no carro como um ‘all-in’ para a Áustria, deu ruim. Diante do que foi visto na classificação, pelo menos, parece que os caras jogaram todas as fichas com um 3 e um 7 na mão, sei lá. A real é que todo mundo sabe que Verstappen é capaz de entrar na briga se tiver a mínima condição para tal, mas nem isso está acontecendo. Em Spielberg, numa pista em que anda tão bem, Max derrete com uma Red Bull limitadíssima, especialmente diante de uma brilhante McLaren. Ou faz milagre amanhã, ou o campeonato vai murchar de novo para o neerlandês.
Ferrari vira grata surpresa com Leclerc, mas vai segurar a marimba na corrida?
Que tal a Ferrari, hein? Muito cedo para dizer que a campeã voltou ou qualquer coisa parecida, mas foi uma classificação decente. Importante deixar claro também que o atropelo de Norris foi imenso e que Mercedes e Red Bull estiveram lamentáveis, mas os vermelhos não têm nada a ver com isso. Agora resta ver se conseguem salvar um pódio e, de repente, desafiar de alguma forma a McLaren, por mais improvável que isso pareça. Na simulação de corrida de sexta-feira, de médios, Leclerc andou em ritmo parecido aos de Norris, Piastri e Antonelli, os líderes no quesito.
Mercedes desidrata no calor e encerra sonho prateado na Áustria
Cansativo ficar repetindo isso, mas a Mercedes realmente parece que não vai no calor. O clima esquentou em Spielberg e o carro prateado desidratou, não tem segredo. A ver como se apresenta amanhã, mas não deve esfriar, não. Diante disso, Russell já estabeleceu que a meta é não perder mais posições na corrida. Ou seja, um baita golpe em quem ousou sonhar com algo a mais depois da baita vitória que os caras tiveram no Canadá.
Bortoleto brilha e se apresenta de vez para F1. É hora de pontuar
O que todo mundo esperava aconteceu: Bortoleto foi ao Q3. Em um fim de semana em que ficou no top-10 de todas as sessões, o brasileiro confirmou a tendência e se meteu na quarta fila, em uma classificação basicamente impecável. O próximo passo é claro e ele, eu e você, leitor, sabemos qual é: chegou a hora de pontuar, não dá para postergar isso. Uma boa largada, um ritmo de corrida decente e uma estratégia não mais que normal da Sauber já devem bastar. É o fim de semana em que Gabriel apresenta de vez as credenciais para o mundo da F1.
A Fórmula 1 realiza o GP da Áustria neste fim de semana, de 27 a 29 de junho, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2025.
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