Desportiva estreia na Vitória Cup contra o Banfield
Locomotiva grená enfrenta o Banfield, da Argentina, às 20 horas, no Engenheiro Araripe, em busca de confiança e maior visibilidade
Escute essa reportagem

Nesta quarta-feira (2) estreia a Vitória Cup e a Desportiva colocará todas as suas forças para enfrentar o Banfield, da Argentina, e representar o Espírito Santo em uma competição internacional. A bola vai rolar no estádio Engenheiro Araripe às 20 horas.
Em meio às disputas das fases finais da Copa Espírito Santo, o objetivo grená no torneio amistoso é ter maior visibilidade no cenário nacional e nacional, além de angariar recursos financeiros para superar os problemas que o clube vem enfrentando recentemente, com atrasos salariais.
O técnico da Desportiva, Rodrigo César, falou sobre a oportunidade de participar da Vitória Cup.
“Vemos com bons olhos. O objetivo é sempre entrar em campo para vencer. Vestindo a camisa da Desportiva, buscamos a vitória em todas as partidas. Será um jogo diferente, contra uma outra escola de futebol, e dentro da nossa casa. Estudamos bem o adversário e esperamos fazer uma grande partida para conquistar o resultado positivo”, avaliou.
Ele analisou os pontos fortes do Banfield. “Será um jogo difícil, contra uma equipe qualificada e aguerrida. Analisamos bem o adversário, que trabalha bastante com transições rápidas e utiliza com frequência a bola longa buscando o centroavante. Sabemos que será uma partida equilibrada, com muitos detalhes fazendo a diferença”.
“Acreditamos que eles também estudaram nosso time, por isso precisamos estar bem preparados para fazer uma grande apresentação e buscar a vitória”, frisou.
Com relação ao fato de ter que conciliar o torneio amistoso com as fases finais da Copa Espírito Santo e a decisão no final de semana contra o Rio Branco de Venda Nova, Rodrigo César disse que não há muito o que lamentar.
“Vamos jogar no meio da semana, enquanto o adversário estará descansado, e essa é uma das nossas dificuldades. Mas é a realidade que temos, não adianta lamentar. O foco agora é se preparar bem, garantir o descanso necessário, conscientizar os atletas e montar uma estrutura de recuperação eficiente”.
“Teremos jogos na quarta-feira, no sábado e possivelmente no domingo. Diante desse cenário, o mais importante é trabalhar o psicológico, manter o foco e encarar cada partida como uma final — e é exatamente isso que vamos fazer”, concluiu.
Tiva tem bom retrospecto contra rivais estrangeiros
Com dois times argentinos pela frente, a Desportiva voltará a enfrentar um adversário estrangeiro, em duelos que marcarão a história do clube: serão as primeiras vezes que a Tiva medirá forças contra equipes argentinas em sua categoria principal. Os rivais serão os tradicionais Banfield e Defensa y Justicia.
Embora o Banfield seja o primeiro time argentino a enfrentar a Desportiva em uma partida oficial do elenco principal, o clube capixaba já cruzou o caminho de uma equipe da Argentina anteriormente. Em 2006, a Tiva empatou em 1 a 1 com o Quilmes durante uma competição internacional sub-20. Na ocasião, o torneio acabou servindo como base para a formação do time profissional da equipe no segundo semestre daquele ano.
O retrospecto do clube de Jardim América em confrontos internacionais é expressivo. Ao todo, foram 17 partidas contra equipes e seleções estrangeiras, com um saldo bastante positivo: 10 vitórias, dois empates e apenas cinco derrotas. A equipe grená balançou as redes 29 vezes e sofreu 21 gols.
A história internacional da Tiva começou em 1969, com uma vitória por 2 a 1 sobre a Seleção de Gana. Em 1971, o clube superou o CSKA Sófia, da Bulgária, por 1 a 0. Dois anos depois, venceu o Alianza Lima, do Peru, por 3 a 2. Em 1974, a vítima foi o Young Africans, da Tanzânia, goleado por 3 a 0.
O ano de 1981 foi especialmente movimentado no calendário internacional grená. A Desportiva venceu os sul-coreanos do Pohang Steelers por 1 a 0, goleou a Seleção de Sumatra por 4 a 1 e bateu também os indonésios do Mercu Buana (3 a 2) e da Seleção de Bandung (1 a 0), além de superar a Seleção do Qatar por 3 a 0. Em 1985, a equipe voltou a encarar o Pohang Steelers e venceu novamente, dessa vez por 2 a 1.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários