Delegado do Espírito Santo entre os melhores do jiu-jitsu
Alexandre Campos, de 40 anos, ganhou a medalha de prata em competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Escute essa reportagem
O delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Alexandre Campos, 40 anos, ganhou ontem a medalha de prata na Abu Dhabi World Masters Jiu-Jitsu Championship 2022, competição de jiu-jítsu realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O vice-campeão, que atua na Central Teleflagrante em Vitória, pratica o esporte há mais de 25 anos e é faixa preta há 15 anos.
Ao longo dessas mais de duas décadas de experiência, já participou e venceu diversos campeonatos nacionais.
Por outro lado, esse foi o segundo campeonato internacional dele e a primeira vez que competiu fora do Brasil. Alexandre disputou a categoria Master 2, que é para lutadores de faixa preta de até 40 anos, de 94 a 120 quilos.
Ele contou que a competição foi acirrada e que está bastante feliz com a vitória. “Fiquei muito contente com o resultado. É um campeonato difícil, um mundial de jiu-jítsu em uma categoria muito disputada. Faixa preta é o último nível da graduação da competição. Temos só os mestres, então o nível é bastante alto”, disse o vice-campeão, que voltará para o Brasil hoje.
Em Vitória, a esposa de Alexandre, Janaína Maria Campos, vibrou com a conquista do marido.
“Não consigo descrever o tamanho do orgulho que sinto por ele ter conquistado sua primeira vitória internacional. Só quem o conhece de longas datas sabe da sua paixão e de sua dedicação ao jiu-jítsu”, disse.
Ela comentou que a paixão pelo esporte está sendo passada para o filho mais velho, Ridan.
“O meu filho de 7 anos considera o pai um grande herói e exímio jogador e competidor. Ele já pratica judô e sentimos que o pai se tornou sua grande referência. Ele torce, vibra e se emociona com as competições, sendo vitória ou derrota”, ressaltou.
Além da esposa, outra pessoa que só teve elogios para o atleta foi seu treinador, Leonardo Tapias.
“Ele é um exemplo, é totalmente comprometido com o esporte, completamente disciplinado. Está todo dia treinando, respeita os companheiros de treino. Como atleta, ele tem excelentes resultados, medalhou em vários campeonatos grandes. Ele também é uma pessoa fantástica”, falou o profissional. Leonardo treina o lutador há quatro anos.
Alexandre nasceu em Manaus, no Amazonas, e mora em Vitória há quatro anos.
“Uma das minhas alegrias de viver”
O vice-campeão da Abu Dhabi World Masters Jiu-Jitsu Championship 2022, Alexandre Campos, conversou com A Tribuna sobre o amor pelo jiu-jítsu, o campeonato e a experiência nos Emirados Árabes Unidos.

A Tribuna - O que o jiu-jítsu significa para você?
Alexandre Campos - É uma das minhas alegrias de viver. Sempre estou no tatame, de segunda a sexta-feira, quando posso. É uma terapia.
O jiu-jítsu traz benefícios para sua profissão como delegado?
Serve para operações policiais, como por exemplo na imobilização do preso. Consigo imobilizar a pessoa sem me machucar. Além disso, me dá autoconfiança e disciplina.
Como está sendo a experiência nos Emirados Árabes?
A cultura é diferente e a comida chamou a atenção, pois é apimentada. Tudo é megalomaníaco: o prédio mais alto do mundo, o mais torto, a montanha-russa mais rápida do mundo...
Quais são seus próximos objetivos no jiu-jítsu?
Disputar o campeonato europeu em janeiro, se conseguir patrocínio, e voltar aqui no ano que vem para lutar o mundial e pegar uma revanche com o atleta que lutou contra mim e tentar ser o ouro dessa vez.
Comentários