X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Conmebol define calendário para 2024 e Fluminense decide Recopa com LDU em casa em fevereiro


Ouvir

Escute essa reportagem

As equipes brasileiras já podem se programar para a próxima temporada das competições sul-americanas. A Conmebol anunciou nesta quinta-feira o calendário de 2024, que começará com as fases prévias da Copa Libertadores, no começo de fevereiro, mês no qual o Fluminense disputará seu primeiro título: a Recopa contra a LDU.

Campeão da Libertadores, o Fluminense terá o direito de mandar o segundo jogo da Recopa em casa, contra os equatorianos da LDU, vencedores da Copa Sul-Americana, no dia 28 de fevereiro, possivelmente no Maracanã. A ida será uma semana antes, no dia 21, em Quito.

A abertura das competições do continente ocorre na semana do dia 7 de fevereiro, com a primeira rodada da fase preliminar da Libertadores. Os jogos de volta do mata-mata inicial ocorrem na semana seguinte, do dia 14.

Sem interrupções para definir todos os 32 classificados para o sorteio da fase de grupos, a fase prévia ainda terá outras duas etapas, nas semanas de 21 e 28 de fevereiro e de 6 e 13 de março.

A Conmebol também definiu todo o calendário da Libertadores, com fase de grupos - Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo já garantidos -, em seis rodadas (nas semanas de 3, 10 e 24 de abril, além de 8, 15 e 29 de maio). Oitavas ocorrem nas semanas de 14 e 21 de agosto, enquanto as quartas serão entre 18 e 29 de setembro, com semifinais agendadas para outubro (23 e 30). A decisão ocorre em jogo único em 30 de novembro.

O Calendário da Copa sul-americana também foi anunciado, com a decisão um gim de semana antes da Libertadores, no sábado de 23 de novembro. A fase preliminar será na semana de 6 de março, enquanto as seis rodadas serão nas mesmas datas da Libertadores (nas semanas de 3, 10 e 24 de abril, além de 8, 15 e 29 de maio). Os playoffs entre terceiro da Libertadores e segundo da fase de grupos ocorre entre 17 e 24 de julho.

Os mata-matas seguem nas mesmas datas da Libertadores: oitavas nas semanas de 14 e 21 de agosto, as quartas entre 18 e 29 de setembro, e semifinais entre as semanas de 23 e 30 de outubro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: