X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Campeonato Mineiro tem novo formato para se adequar ao retorno da Sul-Minas

Clubes de Minas Gerais já adequaram a competição local, que utilizará menos datas no ano que vem


Ouvir

Escute essa reportagem

 Após 19 edições com a mesma fórmula de disputa, o Campeonato Mineiro terá um novo formato a partir de 2023. Com a possibilidade de a Copa Sul-Minas voltar ao calendário no ano que vem, os clubes de Minas Gerais já adequaram a competição local, que utilizará menos datas no ano que vem. O novo formato foi aprovado pelas equipes participantes nesta segunda-feira (24) à tarde, no conselho técnico realizado no Mineirão.

Imagem ilustrativa da imagem Campeonato Mineiro tem novo formato para se adequar ao retorno da Sul-Minas
A reunião foi realizada no Mineirão, onde foram sorteados os grupos da competição em 2023 |  Foto: Reprodução/ Instaram @mineirao

A fórmula escolhida foi a mesma antecipada pelo UOL Esporte: os clubes foram divididos em três grupos com quatro clubes cada e a primeira fase terá confrontos apenas contra adversários de outras chaves, assim como já acontece no Campeonato Paulista.

Os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo avançam à semifinal. As três piores equipes disputam um triangular para definir os rebaixados. As semifinais e a final serão disputadas em duelos de ida de volta. Ao todo, serão utilizadas 12 datas para disputa da competição, que tem início previsto para 21 de janeiro e encerramento no mês de março.

Com a redução de jogos, em 2022 foram usadas 14 das 16 datas disponibilizadas pela CBF, o futebol mineiro já se adequou para o retorno da Sul-Minas. No entanto, ainda não está confirmada que o torneio interestadual será disputado já no ano que vem. Além de Minas Gerais, a Sul-Minas conta também com clubes do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Para 2024, o Mineiro deve sofrer uma nova redução para dez datas. O formato seria o mesmo de 2023, com oito rodadas na primeira fase, mas sem confrontos de ida e volta nas semifinais e final, que seriam decididas em jogo único. Tudo para encaixar as seis datas previstas para a Sul-Minas.

GRUPOS DEFINIDOS

O encontro foi mediado pela Federação Mineira de Futebol e a mudança na fórmula de disputa foi decidida pelos clubes participantes do Campeonato Mineiro. Na reunião realizada no Mineirão já foram sorteados os grupos da competição em 2023.

Atual campeão, o Atlético-MG é o cabeça de chave do Grupo A. Junto do time alvinegro estão Athletic, Pouso Alegre e Villa Nova. No Grupo B estão América-MG, Caldense, Patrocinense e Democrata, de Sete Lagoas. Já no Grupo C estão Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: