X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasileiro campeão do taekwondo no Pan é suspenso por doping

Com a suspensão, atleta perdeu a medalha de ouro no taekwondo por equipes conquistada em outubro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasileiro campeão do taekwondo no Pan é suspenso por doping
Netinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial |  Foto: Reprodução/Instagram/@netinhomarquestkd

O lutador brasileiro Edival Pontes, 26, conhecido como Netinho, foi suspenso por doping e, com isso, perdeu a medalha de ouro no taekwondo por equipes conquistada no Pan de Santiago, em outubro.

A notícia foi publicada pela coluna "Olhar Olímpico", do UOL, e confirmada à Folha pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em nota. Segundo a entidade, o atleta ficará fora das competições até fevereiro de 2024.

"O COB informa que o atleta recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas. O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua [medalha] cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024", diz o comunicado.

A World Taekwondo, federação internacional do esporte, não informou detalhes como a substância encontrada no exame antidoping, mas adicionou um alerta de suspensão ao lado do nome dele no site em que divulga os rankings oficiais da modalidade.

Netinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial. Ele ocupa a oitava colocação entre os homens na categoria 68 kg, sendo que apenas os cinco melhores se garantem automaticamente para os Jogos Olímpicos sem a necessidade de passar pelos torneios classificatórios.

O atleta foi vice-campeão mundial no ano passado na categoria até 74 kg, que não integra o programa dos Jogos Olímpicos. Neste ano, o brasileiro conquistou também a medalha de prata no Grand Prix de Paris.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: