Bono tenta levar Al-Hilal à semifinal do Mundial após feito inédito com Marrocos no Catar em 2022
Escute essa reportagem
Desde que o governo da Arábia Saudita começou a investir em clubes do país, por meio do Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês), em 2023, o Al-Hilal já gastou cerca de R$ 3 bilhões em contratações. Sob a máxima de que “todo time começa por um bom goleiro”, um dos primeiros contratados foi Yassine Bounou, determinante na atual campanha do time no Mundial de Clubes.
Contra o Manchester City, nas oitavas de final, o arqueiro somou 10 defesas. Foi o recorde de um goleiro em apenas um jogo neste Mundial. Antes, o time só tinha sido vazado no empate por 1 a 1 contra o Real Madrid, em que Bono defendeu um pênalti.
Quando chegou no Al-Hilal, o jogador tinha 32 anos e estava no Sevilla, após ter feito história com a seleção marroquina na Copa do Mundo do Catar. O time foi o primeiro africano a chegar na semifinal, caindo apenas para a França. Bono terminou o torneio com apenas quatro gols sofridos em sete jogos.
“Nosso objetivo é chegar o mais longe possível. Depois de alcançar as semifinais da Copa do Mundo (de 2022) com o Marrocos, quero ir mais longe neste torneio do que jamais fui antes", disse o goleiro em entrevista à Fifa, ainda antes da competição começar
Nascido no Canadá, Bono fez carreira na Espanha
De família marroquina, Bono nasceu no Canadá. Ainda jovem, contudo, o goleiro começou a atuar na base do Wydad Casablanca, um dos maiores clubes de Marrocos e que disputou o Mundial deste ano, no Grupo G.
Pouco depois de virar profissional, o goleiro foi contratado para o time B do Atlético de Madrid. Sob a sombra de Jan Oblak, Bono não teve oportunidades no elenco principal e Bono rodou por Real Zaragoza e Girona.
Na Copa do Catar, veio a consagração de um goleiro já consolidado. Nas oitavas de final, após um empate zerado contra a Espanha, Bono defendeu as penalidades de Carlos Soler e Sergio Busquets.
“Pênaltis são uma mistura de instinto e sorte”, disse ele à FIFA após a partida contra o Real Madrid, neste Mundial de Clubes. “Hoje, eu precisava ter sucesso. Às vezes, as coisas saem como planejado, às vezes não. Essa é a natureza do futebol”.
Yassine Bounou (34) made 10 saves against Manchester City. It is the most in a single match at the 2025 Club World Cup. ?????? pic.twitter.com/0tOYAy1aqZ
— EuroFoot (@eurofootcom) July 3, 2025
A despedida da Andaluzia foi com mais um título da Liga Europa, em 2022/23. Após a conquista, a Uefa o elegeu para a seleção da competição. O goleiro, que havia custado 4 milhões de euros ao time espanhol, rendeu pouco mais de cinco vezes mais, conforme a proposta do Al-Hilal.
A equipe pela qual Bono mais jogou ainda é o Sevilla, com 142 partidas. No time saudita, já são 91 jogos. O marroquino se estabeleceu, desde a chegada, como dono da posição e já venceu o Campeonato Saudita, a Copa do Rei da Arábia Saudita e a Supercopa Saudita.
Comentários