Atletas de todo o Brasil participam da 35ª edição do Triathlon do Exército no ES
Cerca de 220 participantes entre civis, militares, atletas profissionais e amadores participaram da competição que aconteceu neste domingo
Escute essa reportagem
Vila Velha sediou a 35ª edição do Triatlo do Exército, evento que ocorreu no fim da orla de Coqueiral de Itaparica, na altura da praça do Ciclista. As provas realizadas tiveram o percurso de 750 metros de natação, seguidas de 20 quilômetros de ciclismo e por fim 5 quilômetros de corrida.
Foram cerca de 220 participantes entre civis, militares, atletas profissionais e amadores. O trânsito no local foi restrito e controlado por militares do exército para que as provas pudessem acontecer nas vias da beira-mar. Mas nenhum transtorno ao tráfego da região foi constatado.
A primeira a terminar a prova, na categoria Sprint Feminino, foi a tocantinense e 3ª sargento do Exército Giovana Lacerda, de 20 anos. Ela é atleta profissional desde os 15, e foi incorporada como militar do exército neste ano.

“Como atleta militar eu não poderia deixar de vir e participar. Cheguei e adorei a cidade, aqui é muito lindo. Também adorei o clima, já que lá no Tocantins é muito quente e hoje aqui também está muito calor, achei perfeito”, comenta Giovana.
Ele disse que o resultado mais alto no pódio foi fruto de muito trabalho e esforço, já que vem treinando e participando de competições há algum tempo, e já visa sua próxima competição que vai ser o Campeonato Mundial Militar, em Maceió em setembro, e no mesmo fim de semana vai participar da última etapa do Campeonato Brasileiro de Sprint.
Já nas provas masculinas, o primeiro a vencer, na categoria Sprint, foi o capixaba Natã Christ Riggio, de 19 anos. Ele começou no esporte na natação, desde os 10 anos competindo e sendo medalhista brasileiro na categoria. Desde 2019 compete no triatlo.
“Eu me encontrei nesse esporte. Recebi uma oportunidade há alguns anos e desde então estou investindo nisso. Apesar da pandemia ter complicado as coisas, esse é o meu terceiro ano na modalidade”, comenta.

Ele conta que teve a bicicleta roubada, mas que a sua equipe atual, Touca Preta, o acolheu e deu todo o suporte necessário com equipamentos, uniforme, inscrições em provas, entre outros, já que ele não tem condições financeiras para arcar com o esporte.
“Hoje eu treino de segunda à sábado, duas modalidades por dia. Mas como morro sozinho e preciso pagar as contas, tenho aliado os treinos com o trabalho de estagiário de instrutor de natação”, explica Riggio
Sua próxima competição também vai ser o Campeonato Brasileiro de Sprint, em Maceió, na categoria júnior.
Outras categorias

Essa edição do Triatlo do Exército contou com uma figurinha carimbada muito especial. O atleta Walmyr Zanotti, de 80 anos, que, segundo o próprio, participou de todas as 35 competições.
Além de ser homenageado por sua participação ao longo dos anos, Zanotti também foi o vencedor da categoria acima de 70 anos.
O evento também contou com modalidades para Pessoas Com Deficiência (PCD), com vencedores em duas categorias.

Na PCD Masculino geral, o vencedor foi Marcos Vinicius Barcellos e na categoria PTS3, que levou a melhor foi o atleta Leonardo Mendonça.
Resultados por categoria:

Sprint Geral Masculino:
1º Natã Christ Riggio
2º Felipe Annunciato Martins
3º Matheus Azevedo
4º Ismael Rozeno
5º Jackson Martins
Sprint Geral Feminino:
1ª Marina Berti
2ª Hellen Fante
3ª Lila Pimenta Tavares
4ª Raquel Costa
5ª Mariana Zuaneti Martins
Militar Masculino:
1ª Herbert Luna Lira
Militar Feminino:
Giovana Lacerda
Revezamento:
1º Arlan, Felipe e Edivaldo
2º Anderson, Nadilton e João Luiz
3º Bianca, Karolini e Renan
PCD:
1º Marcos Vinicius Barcellos
PTS3:
1º Leonardo Mendonça
Comentários