Aster quer ir mais longe na competição
Equipe se preparou para garantir a vaga para a segunda fase, que acabou escapando em 2022. Estreia será contra o Vitória/BA
Escute essa reportagem

Com a experiência de já ter disputado a edição do ano passado de uma das maiores competições de base do mundo, o Aster será novamente neste ano um dos representantes capixabas na Copa São Paulo de Juniores.
O jogo de estreia acontece na tarde desta terça (03), contra o Vitória/BA, às 16h15, no estádio Municipal de Santana de Paraíba.
No ano passado, apesar de não ter passado de fase, o time venceu um jogo contra o Londrina e chegou perto da classificação.
Para 2023, o zagueiro Breno afirma que a expectativa é a melhor possível.
“Nosso time se preparou! Estamos com um grupo unido, com liderança e que se dedica. Todos temos o mesmo objetivo, que é ir mais longe na Copinha”.
Com passagem na base do Flamengo, o meia Lucas Moreira ressalta a importância da competição para jovens jogadores que sonham em ir mais longe e ter um futuro na profissão.
“Estamos ansiosos e nos sentindo preparados para jogar esse campeonato que é tão importante. Essa é a maior vitrine e maior torneio de base do Brasil. Nos preparamos, treinamos forte e esperamos fazer ótimos jogos”.
O Aster Brasil está no grupo 23 da Copa São Paulo, junto com Vitória/BA, SKA Brasil e Paraná.
Segundo Lucas, sua experiência no rubro-negro carioca pode ser importante para ajudar a equipe no decorrer da competição.
“Acredito que minha passagem pelo Flamengo tenha me ajudado muito em relação a decisões dentro e fora de campo. Por tudo que vivi lá, acredito que estou mais maduro. Posso, com certeza, ajudar meus companheiros a entender o que cada partida pede. Como o momento certo de atacar ou defender, por exemplo”, afirmou o meia.
Confiante, o zagueiro Breno afirma que a torcida pode esperar um grupo que vai em busca da classificação. “Nossa preparação está excelente. Estamos evoluindo muito e a torcida pode esperar uma equipe bem treinada, esforçada e que vai se dedicar ao máximo para conseguir avançar no torneio”.
Fazendo coro ao companheiro de equipe, Lucas reafirmou a concentração do grupo para a Copinha. “Vamos entrar em campo de corpo e alma para termos bons resultados e conquistarmos a classificação. Acredito que nossa equipe vai chegar forte e com garra”.
Confiança para fazer diferente

O Aster Brasil é um time considerado novo no futebol capixaba. Fundada apenas em 2018, a equipe participou do Estadual sub-20 pela primeira vez em 2021. Na ocasião, conquistou o título e a vaga para a Copinha do ano seguinte.
Para o treinador Cleiton Marcelino, a campanha do clube capixaba em 2023 tem tudo para ser melhor do que a da edição passada.
“Quando estreamos na competição ano passado, nossos atletas eram muito jovens. Tivemos uma boa apresentação, mas acabamos não classificando. Mas muitos daqueles atletas voltam para esta edição e já sabem como funciona. Acredito que essa experiência será muito importante”, afirmou.
Concordando com a opinião do treinador, o atacante João Lucas ressaltou que o grupo está melhor preparado para competição.
“Acredito que pode fazer total diferença o fato de termos participado da Copa São Paulo ano passado. Isso nos trouxe a experiência e a vivência necessárias para entendermos melhor como funciona o torneio”, afirmou o atleta, que revelou também um pouco sobre o período de treinamento do grupo.
“A preparação está excelente. Estamos evoluindo muito e melhorando a cada dia, tanto taticamente quanto em relação ao entrosamento da equipe. Vamos nos dedicar ao máximo para conseguir a classificação”.
Durante a pré-temporada, o Aster encarou e venceu equipes profissionais do futebol capixaba, como Vitória e Vilavelhense. Segundo o treinador, os amistosos foram escolhidos para treinar melhor os garotos.
“Optamos por trazer essa dificuldade para nossa equipe, até porque sabemos do nível que vamos encarar na Copinha. Então agora temos tudo para fazer uma boa competição e representar bem o nosso estado”, ressaltou ele.
Além da estreia contra o Vitória-BA, o Aster também encara o Ska Brasil e o Paraná Clube na 1ª fase.
Saiba mais
Curiosidades sobre a Copinha
> A Copa São Paulo começou a ser realizada em 1969. No início, não eram todos os estados que eram representados na competição.
> No entanto, com o decorrer dos anos, as equipes capixabas também começaram a estar presentes no torneio.
> A melhor campanha capixaba aconteceu em 1998, quando a Desportiva Ferroviária chegou até as quartas de final. Desde então, apenas a Desportiva voltou a avançar no torneio em 2019. Na ocasião, a equipe Grená foi eliminada na segunda fase.
> No site da Federação Paulista de Futebol (FPF) é possível encontrar informações de equipes capixabas na Copinha nos últimos dez anos.
> Em 2022, Aster Brasil e Forte FC participaram da competição.
> Em 2021, o torneio não foi realizado.
> Em 2020, foi a vez do Linhares e do Serra estarem na Copa SP.
> Em 2019, Desportiva e Serra representaram o Espírito Santo.
> Em 2018, foi a vez do Espírito Santo FC e do Rio Branco participarem.
> Em 2017, Real Noroeste e Rio Branco jogaram o torneio.
> Em 2016, o Real Noroeste e a Desportiva representaram o Estado.
> Em 2015, Atlético de Itapemirim e Desporiva participaram.
> Em 2014, foi a vez do Aracruz e do São Mateus.
> Em 2013, Desportiva Ferroviária e São Mateus estiveram presentes.
Comentários