5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Inglaterra da Fórmula 1 2025
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A sexta-feira (4) de treinos livres do GP da Inglaterra de Fórmula 1 teve a McLaren confirmando o status de favorita. Mais do que isso: há novamente uma clara diferença entre os pilotos do time papaia, com Lando Norris entrando no sábado consideravelmente mais forte que Oscar Piastri, algo que já tinha acontecido nas últimas duas etapas, ao menos nos treinos livres.
Mas a McLaren, desta vez, não brinca sozinha. A Ferrari, que assumiu o posto de segunda força na Áustria, chega mais forte e parece ter armas ao menos para desafiar a rival de verdade. Lewis Hamilton, na pista em que domina mais do que qualquer outro na história, comandou o TL1, mas Charles Leclerc também está firme.
Às voltas com escapadas e problemas para fazer todo tipo de curva, Max Verstappen pareceu sólido em ritmo de corrida, mas a volta rápida pegou a Red Bull de jeito. O neerlandês sofreu para se colocar a 0s5 dos ponteiros nas duas sessões, numa disputa bem mais com a Mercedes do que com as duas da ponta.
A Mercedes, aliás, não chegou legal em Silverstone. Confiante, o time prateado achou os 25ºC quente para burro. O TL2, com Kimi Antonelli em sexto e George Russell em oitavo, preocupa legal. Gabriel Bortoleto, enquanto isso, saiu de 20º mais cedo para 13º depois, em recuperação interessante numa ‘F1 B’ ajustada.
McLaren é favorita de novo, mas Norris segue acima de Piastri
Ainda que Hamilton tenha liderado o TL1, a McLaren é favorita, sim. O segundo treino livre trouxe um cenário mais provável para a corrida, com a liderança firme de Norris. O inglês, inclusive, chegou a liderar os três setores, ou seja, fazer uma volta ideal. Isso caiu com Leclerc no final, mas o recado de força papaia foi dado.
Agora, há outro ponto aqui que merece atenção: mais uma vez, Norris parece mais rápido que Piastri. Isso é algo que tem sido recorrente desde que a McLaren atualizou o carro, especialmente com a suspensão nova, que devolveu conforto ao inglês na tocada. Oscar tem dado sinais de desconforto outra vez e vai precisar de algo novo na classificação. Ou de mais um erro daqueles do companheiro. Quase 0s5 no TL2 é muita coisa, afinal.
Ferrari mantém reação na Inglaterra e sonha com briga
Se aquele pódio na Áustria disse muito mais sobre Mercedes e Red Bull do que sobre uma competitividade real da Ferrari, os italianos querem mudar o panorama na Inglaterra. Para a etapa em Silverstone, os vermelhos contam com aquela esperança de que Hamilton novamente faça a diferença em uma pista que tem um retrospecto fantástico, mas sem perder de vista a importância de terem Leclerc no páreo. Com Piastri ainda meio fora de ritmo, agora parece real ter a Ferrari no balaio. E isso é ótimo para a corrida em si.
Verstappen reclama muito, mas Red Bull pode virar fator na disputa
Verstappen não gostou nem um pouco do carro que guiou na sexta-feira na Inglaterra, mas a etapa não parece 100% perdida pela Red Bull. É claro que os problemas, especialmente no TL1, não podem se repetir, que o carro precisa responder bem melhor aos comandos do tetracampeão, mas a simulação de corrida foi uma luz ali no fim do túnel. A ver se os energéticos tentam tirar esses 0s5 em volta rápida e complicam o acerto de domingo, mas não é também como se nada ali tivesse certo ou num caminho promissor. De repente, garantir um top-5 no grid e contar com o ritmo de corrida seja a melhor opção.
Mercedes começa de figurante e torce para previsão do tempo se confirmar
A sexta-feira da Mercedes foi a definição da expressão cumprir tabela. Um dia absolutamente opaco dos prateados, mas também extremamente decepcionante. No fim das contas, a Mercedes aposta alto no GP da Inglaterra e tem motivos para isso. Só realmente não começou legal. Mais uma vez, a explicação parece atrelada ao clima, já que o friozinho ainda não chegou em Silverstone. os termômetros devem apontar 3ºC a menos no sábado e 6ºC a menos no domingo. É nisso que os caras precisam se apegar para embolar tudo.
Racing Bulls pinta como 5ª força na Inglaterra. Sauber sofre no TL1
Em uma ‘F1 B’ em que a Alpine parece totalmente carta fora do baralho e que, mais uma vez, a Haas começa o fim de semana em uma preguiça danada, a Racing Bulls comandou as ações. Isack Hadjar e Liam Lawson foram ao top-10 nas duas sessões, andando muito próximos. A Aston Martin incomodou no TL2, mas com Lance Stroll, que raramente replica as boas atuações nas classificações. A Williams sofreu com um carro cheio de pequenas falhas, enquanto a Sauber praticamente jogou o TL1 fora. É que os suíços tiveram Paul Aron na vaga de Nico Hülkenberg e viram Gabriel Bortoleto rodar e perder as melhores voltas com os macios. No TL2, por outro lado, o time cresceu, com o brasileiro coladinho em Alexander Albon e Fernando Alonso, em um 13º lugar que pode representar, pelo menos, um Q2 amanhã. Ainda há um caminho considerável para mirar os pontos, porém.
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