Tecnologia e cirurgias plásticas menos invasivas
Harmonização facial e lipolaser são exemplos de procedimentos recomendados por especialistas da área de saúde e beleza
Escute essa reportagem

Com o avanço da tecnologia na área medicinal, além da facilidade de realização de diversos procedimentos, com variedade de opções, na cirurgia plástica as técnicas têm dado oportunidade para as intervenções se tornarem menos invasivas. Entre alguns exemplos de procedimentos assim existem a harmonização facial, o lipolaser e as próteses mamárias.
Para a face, a harmonização facial é indicada para trazer mais simetria ao rosto do paciente. A técnica é feita com aplicações de toxina botulínica e ácido hialurônico para preencher rugas e áreas do rosto que apresentam perda de massa.
Porém, a realização por profissionais não médicos levou a uma banalização perigosa onde não se respeitam padrões de segurança.
“É preciso deixar esse alerta de que muitos procedimentos são realizados em escala industrial sem a perspectiva da real necessidade de cada paciente”, afirma o cirurgião plástico Humberto Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Outra forma de harmonizar e rejuvenescer a face pode ser feita com os bioestimuladores de colágeno, aplicados na camada subcutânea da pele. Esta ação provoca aumento da produção do colágeno de forma natural e contribui para a melhora do aspecto da pele, dando firmeza e sustentação.
Já a lipolaser é uma forma de lipoaspiração, mais moderna e menos invasiva. São utilizados ondas de laser que eliminam as células de gordura, dissolvendo-as com uma cânula especial ligada ao aparelho de laser. Essa cirurgia traz mais conforto e melhor recuperação no pós-operatório.
A técnica por ser avançada e mais moderna em relação às outras cirurgias fornece uma melhor retração da pele e resultado satisfatório em pouco tempo. Dependendo do tamanho da área da cirurgia realizada, podemos liberar o paciente entre três e quatro dias para o retorno das suas atividades.
Também existem as próteses mamárias, que podem ser feitas com mínimas incisões e que tem a recuperação em tempo reduzido. Nesta técnica é utilizada uma anestesia específica que possibilita a recuperação mais rápida.
“Estar sempre atualizado faz parte do processo, e nos possibilita utilizar diversas técnicas que darão resultados satisfatórios e permitem recuperação rápida”, afirma Humberto Pinto.

Saiba mais
Dicas para o pós-operatório- Cuide da alimentação e siga a recomendação médica de acordo com o procedimento que realizou.
- Faça os curativos conforme orientação que recebeu do médico.
- Mantenha o ambiente de repouso sempre ventilado.
- Mantenha-se hidratado para preservar sua saúde e sua pele.
- Evite tomar sol nas primeiras duas semanas, evite praia e piscina e use filtro solar constantemente.
- Organize sua rotina, é preciso um tempo para você, sem preocupações com serviços domésticos ou de trabalho.
Comentários