Médicos debatem IA e medicina regenerativa
Especialistas de todo o Brasil estarão em Vitória para discutir as inovações que estão transformando a medicina vascular
Escute essa reportagem

O Encontro Capixaba de Angiologia e de Cirurgia Vascular 2025 vai reunir de quinta (21) a sábado (23), no Sheraton Vitória, especialistas para apresentar as mais recentes técnicas e avanços tecnológicos, com destaque para o uso da inteligência artificial (IA), cirurgias minimamente invasivas, novos dispositivos endovasculares, medicina regenerativa e terapias celulares no tratamento de doenças vasculares.
Entre os temas em destaque estarão as maiores inovações no tratamento de varizes, que tornam os procedimentos mais rápidos, mais assertivos e minimamente invasivos. Também serão discutidas as novas abordagens em acessos venosos para pacientes em hemodiálise e oncológicos, um desafio diário, considerando os riscos e desafios tanto para o paciente quanto para as equipes.
Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Espírito Santo (SBACV-ES), Giuliano Sandri vai abordar o fortalecimento das es-pecialidades de angiologia, cirurgia vascular e endovascular, com ênfase nas alternativas inovadoras que estão transformando o cuidado vascular.
“Várias tecnologias novas estão sendo lançadas e nós vamos discutir isso durante o encontro. Por exemplo, para varizes há dispositivos novos utilizados no tratamento. Também veremos novidades para o tratamento da trombose venosa profunda, que acarreta a embolia pulmonar, e na área de doença obstrutiva das artérias, que leva a amputações, chamando a atenção para os cuidados com o pé diabético. Várias tecnologias estão surgindo na nossa área para tratamento de feridas complexas para pacientes que até então estavam lutando para cicatrizar uma ferida crônica e agora tem uma gama de novos tratamentos”, explica.
Uma das maiores referências em ecografia do País, a diretora científica da SBACV-ES, Fanilda Barros, vai destacar durante o encontro o papel fundamental das imagens para o diagnóstico e monitoramento dos pacientes vasculares.
Outro tema em destaque vai abordar as recentes legislações sobre o uso da medicina regenerativa, e como o Brasil está enfrentando os desafios éticos e regulatórios das terapias com células-tronco.
Quem vai falar sobre o tema é o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, o advogado Raul Canal, uma das maiores referências em ética médica do Brasil.
“Vamos ter uma palestra sobre uso da inteligência artificial na cirurgia endovascular com o professor doutor Edwaldo Joviliano Giuliano Sandri, pres. da SBACV-ES, Giuliano Sandri, pres. da SBACV-ES
Terapias celulares
“O grande desafio ético no Brasil hoje é que o Conselho Federal de Medicina entende que os tratamentos envolvendo terapias celulares avançadas são experimentais, ou seja, podem ser feitos em pesquisas clínicas no ambiente acadêmico, sem remuneração. Com isso, não existe investimento necessário, porque a indústria química não quer investir na biologia.”

Atualizações
“Coincidentemente, agosto é o mês Azul e Vermelho, da campanha de conscientização sobre a saúde vascular, e nós estamos promovendo esse encontro regional para prestigiar a data e os nossos associados médicos, que são médicos que se dedicam ao trabalho em tempo integral. É importante que a nossa regional fomente esses eventos para que os nossos associados tenham o benefício de se atualizar com profissionais que são referências nos assuntos que vão ser discutidos.”

Medicina regenerativa é destaque
O Estado do Espírito Santo vem se consolidando como uma referência nacional em medicina regenerativa aplicada à cirurgia vascular. Esse tema será abordado no Encontro Capixaba de Angiologia e Cirurgia Vascular 2025 pelo médico Eliud Duarte Júnior, referência na América Latina em medicina regenerativa.
Estarão em debate novas terapias celulares, técnicas de transplante celular, o uso de células mesenquimais para o tratamento de lesões de difícil cicatrização e trauma grave, uso de Enxertos Autólogos de Medula Óssea (BMA) e Gordura (MFAT), Fração Estromal Vascular (SVF) e Mega Membrana de PRF, que têm ampliado as possibilidades de salvamento de membros e a sensível melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Uma das técnicas inovadoras utilizadas é o transplante transverso do córtex tibial (TTT), que faz uma pequena incisão no osso para realizar a distração e estimular células ricas em potencial regenerativo, revolucionando o tratamento de lesões vasculares complexas e permitindo salvar membros e vidas em casos desafiadores, mesmo quando o prognóstico era reservado.
Essa técnica ajuda a ativar a produção de células com alto potencial de regeneração, acelerando a reconstrução dos tecidos no local da lesão.
O resultado é que as técnicas regenerativas podem reduzir até 70% dos casos em que há indicação de amputação e prolongar a vida do membro, especialmente em pacientes que já passaram por outros tratamentos sem resposta satisfatória, trazendo uma nova perspectiva, esperança e melhoria significativa na qualidade de vida para quem sofre com condições graves, como pé diabético, feridas complexas e traumas decorrentes, principalmente, de acidentes de moto, consolidando o Espírito Santo como polo de inovação e excelência em medicina regenerativa no setor público.
Esse trabalho está ganhando destaque mundial, tanto que Eliud, que preside a Cooperativa dos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares do Espírito Santo, vai coordenar uma mesa inédita sobre medicina regenerativa no VEITH-symposium 2025, um dos maiores congressos internacionais de cirurgia vascular, em Nova Iorque.
Pela primeira vez, uma sessão será dedicada ao tratamento do pé diabético e de feridas vasculares complexas com técnicas regenerativas.

““A medicina regenerativa é uma nova vanguarda, uma nova frente da medicina, aplicando terapias com células do próprio paciente” Eliud Duarte Júnior, Eliud Duarte Júnior

Comentários