X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Aumenta procura por cirurgia para se livrar dos óculos

Indicação do melhor procedimento para cada paciente é feita pelo médico após consulta. Técnicas têm rápida recuperação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aumenta procura por cirurgia para se livrar dos óculos
Damaris Faian realizando a cirurgia refrativa em um paciente |  Foto: Divulgação

Muitas pessoas nem imaginam a vida sem os óculos. A armação no rosto já até faz parte da identidade visual, não é mesmo? John Lenon, Jô Soares, Elton John são algumas figurinhas carimbadas pelos óculos no mundo da cultura e da moda. Mas nos dias atuais, com o avanço dos eletrônicos e a exposição frequente a várias telas, tem ocorrido um aumento na procura pela cirurgia refrativa – aquela realizada para acabar o reduzir bastante o uso de óculos.  

Já imaginou se livrar de vez dos óculos de grau? Para muitas pessoas, é praticamente impossível trabalhar, assistir a um filme com legendas ou dirigir, por exemplo, sem óculos ou lentes de contato. A médica oftalmologista Damaris Faian realiza esse sonho pelo menos 10 vezes por semana. Sim, ela passa horas no centro cirúrgico fazendo cirurgias refrativas em seus pacientes que querem acabar com a dependência dos óculos. 

A chamada cirurgia refrativa é um procedimento a laser que pode corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia. Em alguns casos, também pode amenizar a presbiopia, conhecida como “vista cansada”, em pessoas com mais de 40 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Aumenta procura por cirurgia para se livrar dos óculos
Damaris Faian |  Foto: Divulgação

“Para fazer a cirurgia, é preciso atender alguns pré-requisitos, como ter a córnea saudável, apresentar estabilidade do grau e ser maior de 18 anos, mas antes de tudo, o médico deve fazer uma avaliação do paciente para saber o tipo de cirurgia mais adequada ao caso dele”, explica Damaris Faian, que é diretora clínica da Oftalmoplus.

A cirurgia refrativa pode ser feita por meio de duas técnicas a laser: transprk e lasik. Na transprk, os raios incidem diretamente na córnea - a parte da frente dos nossos olhos, que é uma lente natural. O laser modifica o formato da córnea, fazendo a correção do grau. O procedimento dura cerca de 5 a 10 minutos em cada olho e a anestesia é feita com aplicação de colírio. 

Na técnica lasik, o médico faz uma pequena incisão circular e retira uma lamela da parte superficial da córnea, aplica o laser para fazer a correção da curvatura da córnea e coloca novamente a lamela no lugar sem a necessidade de dar pontos. Este é um dos métodos mais indicados para o tratamento de miopia, hipermetropia e astigmatismo (separados ou juntos). Além disso, também pode ser utilizado no tratamento de presbiopia.

Mas qual a melhor técnica? Depende da avaliação feita pelo médico ao paciente durante uma consulta. Nesses dois tipos de cirurgia, a recuperação é rápida, em torno de uma semana. Mas para todas as técnicas, é importante observar o cuidado no pós-operatório: “Oriento o paciente a não praticar esportes de contato ou impacto e nem natação por 30 dias, nem o uso de maquiagem próxima aos olhos por 15 dias e também é preciso vigiar para não coçar os olhos”, explica Damaris Faian. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: