Uso de IA revoluciona cuidado com a saúde dos olhos
A Inteligência Artificial tem sido uma aliada nos tratamentos oftalmológicos, com exames mais precisos e diagnósticos precoces
Escute essa reportagem

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito distante para se tornar protagonista na rotina de diversas áreas da medicina. Na oftalmologia, o impacto dela já é concreto. Tecnologias avançadas vêm auxiliando no diagnóstico precoce, no planejamento cirúrgico e na personalização dos tratamentos, proporcionando mais precisão e segurança para os pacientes.
No Centro de Oftalmologia Moysés, em Vitória, a revolução tecnológica é aliada na evolução dos cuidados com os pacientes.
“Como cirurgiã de catarata e refrativa, acompanho de perto esses avanços e posso dizer que eles estão mudando para melhor a forma como cuidamos da saúde ocular”, afirma a médica oftalmologista Karine Moysés.
Um dos principais avanços, segundo Karine, está na precisão do cálculo das lentes intraoculares.
“A IA cruza milhares de dados obtidos nos exames, para tornar os cálculos cada vez mais exatos. Isso é essencial, principalmente no caso das lentes multifocais, que exigem alto nível de acerto, para que possam oferecer ao paciente a melhor visão possível”, comenta.
Outro benefício do uso da Inteligência Artificial está nas cirurgias refrativas, indicadas para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo.
“Os exames mais modernos já fazem cálculos estatísticos que avaliam os riscos para cada paciente de forma individualizada, aumentando a segurança do procedimento”, explica Karine.
A tecnologia também tem papel decisivo no diagnóstico precoce de doenças como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética. Por meio de exames sofisticados, é possível comparar os dados do paciente com os de uma ampla base populacional na mesma faixa etária, identificando alterações sutis, antes que elas causem danos irreversíveis.
Para Karine Moysés, a revolução promovida pela IA não substitui o olhar humano, mas amplia as capacidades do especialista.
“A tecnologia potencializa o que fazemos, oferecendo ferramentas que nos permitem enxergar detalhes antes invisíveis. É um ganho inestimável para a medicina e, principalmente, para os pacientes”, avalia.
Benefícios da Inteligência Artificial na oftalmologia
A Inteligência Artificial proporciona maior precisão no cálculo das lentes intraoculares, cruzando informações, com base naquelas que são captadas nos exames oftalmológicos, para tornar os cálculos das lentes cada vez mais precisos.
Em cirurgias refrativas para miopia, hipermetropia e astigmatismo, os exames mais modernos já fazem cálculos estatísticos dos riscos para cada paciente.
O uso da Inteligência Artificial também possibilita o diagnóstico precoce de doenças como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética.
Comentários