X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Educação

Opção de estudo em tempo integral

Rotina das crianças no período integral inclui orientação às tarefas de casa, realização de trabalhos escolares, pesquisas e oficinas


 

Imagem ilustrativa da imagem Opção de estudo em tempo integral
Estudantes da ESA: Novo Ensino Médio com estrutura curricular completo.

A realidade das famílias está mudando e as escolas vão se adaptando às necessidades delas. Um exemplo disso é o período integral, que surge como opção com muitos benefícios para quem precisa de uma solução segura e que contribua para o desenvolvimento da criança.

Na Escola Santa Adame (ESA) essa modalidade organiza espaço e conteúdo, com atividades que complementam o currículo, além de contribuir para o desenvolvimento de potencialidades cognitivas, físicas e socioafetivas da criança, de forma lúdica e dinâmica, como explica a diretora pedagógica da escola, Gabriela Adame.

“Temos  um  espaço acolhedor e atendimento diferenciado no turno inverso ao que as crianças cursam a  escola regular, para atendimento aos alunos da educação infantil, a partir de 6 meses de idade,  até o 5º ano do ensino fundamental, com opções de horários e serviços”, explica.

A diretora descreve que a  rotina diária das crianças no período integral   inclui orientação às tarefas de casa, realização de trabalhos escolares, pesquisas, oficinas temáticas, recreação, cultura e lazer direcionados, alimentação orientada por nutricionistas, horário de descanso, atividades físicas e de psicomotricidade, cultivo na horta orgânica e área verde, entre outras atividades. 

Na educação infantil, Gabriela explica que a  ESA propicia projetos dedicados e elaborados exclusivamente para crianças de até 5 anos, por meio de atividades lúdicas e enriquecedoras.   

“Do berçário ao grupo 5, a rotina escolar é meticulosamente organizada para que, além do aprendizado, a criança desenvolva sua cognição, autonomia, capacidade da boa convivência, habilidades e competências peculiares da importante faixa etária das descobertas”.

Ao ingressar no ensino fundamental, o aluno ESA é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, segundo a diretora pedagógica.

 Confiança



 

Imagem ilustrativa da imagem Opção de estudo em tempo integral
“Apaixonado pela escola”

O casal Lorrayni Calenzani, 30, e Isaque Freitas, 35, não pensou duas vezes quando precisou escolher uma escola para o pequeno Theo Freitas Calenzani, 4 anos.  

“Na época, o fator de decisão foi que meu marido estudou na ESA a vida inteira e, para voltar ao trabalho, precisava de algum lugar que confiasse. O Theo é apaixonado pela escola, onde ele ama ficar”.

Papel social em foco



Em dias atuais, cuidar das emoções tornou-se essencial no convívio entre os grupos, especialmente no ambiente escolar. Para 2022, a novidade da  Escola Santa Adame (ESA) para as turmas da educação infantil até o 6º ano do fundamental II será a parceria com a Escola da Inteligência, destaca a coordenadora deste segmento, Marina Quirgo da Silva.

“Constatamos que o aspecto emocional dos indivíduos foi muito demandado nesse período de pandemia. A nossa intenção é trabalhar a questão socioemocional dos alunos e, consequentemente, das famílias, uma vez que a Escola da Inteligência é um projeto que vai além da sala de aula”

Ela explica que as atividades envolvem pais e responsáveis, por meio de oficinas, palestras e encontros.

Segundo a coordenadora, o planejamento é que nos próximos anos o programa da Escola da Inteligência seja expandido para outras turmas.

“Entendemos a importância de se implantar um projeto que vai contribuir para a gestão das emoções. Com o isolamento social decorrente da pandemia, percebemos crianças com crise de ansiedade e alterações no comportamento e acreditamos que essa parceria vai contribuir para a formação dos nossos alunos”, observa.

 

Imagem ilustrativa da imagem Opção de estudo em tempo integral
Projeto horta: natureza

Serviços



Escola Santa Adame

  • Oferece período integral a partir dos 6 meses de idade, educação infantil, ensino fundamental e o novo ensino médio. Opções de horário integral, das 7 às 19h, para  educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
  • Atividades: aulas de inglês, com expansão da carga horária e projeto PES, musicalização, educação física (escolas de esporte extracurricular), artes e informática, biblioteca física com mais de 4.500 títulos, biblioteca digital “Árvore de Livros”, horta, plataforma acadêmica e de apoio ao material didático (Positivoon) e calendário de eventos com foco na criatividade e interação.
  • Endereço: Rua Maria Amália, 273, Olaria, Vila Velha (27) 3229-3794.
  • Site:  www.santaadame.com.br

Projetos



Estímulo à leitura com livros digitais

PES inglês

Outro projeto para 2022, que retorna para a Escola Santa Adame (ESA), é o PES English. Uma solução educacional que leva ao aprendizado imersivo da língua inglesa, com  certificação internacional por meio de exame de proficiência, aplicado e auditado pela Cambridge Assessment English, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

segundo a coordenadora  do ensino fundamental, Marina Quirgo da Silva a  parceria que já  trouxe excelentes resultados em anos anteriores para a escola, com  90% de aprovações dos  alunos, ao final do 9º Ano. 

Ela explica que o  PES será implantado para nossos alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental. “Para o sucesso do projeto e desenvolvimento das quatro habilidades em inglês (listening, speaking, reading and writing), a carga horária desta disciplina é ampliada e novas metodologias específicas são aplicadas”.

Árvore de Livros 

Implantada no início desde ano, a Árvore é um projeto para incentivar  o prazer da leitura. As atividades realizadas na plataforma digital, enriquecidas pela gamificação, permitem que os alunos acessem mais 30 mil títulos em formato digital, com relatórios de desempenho de leitura, que podem ser acompanhados pelos professores. 

Por meio de indicações de livros, de acordo com sua faixa etária, os títulos sugeridos podem ser lidos em qualquer lugar. “Em nossa Liga de Leitores temos alunos que leram mais de 150 livros até o momento”, destaca a coordenadora Marina.

Novo Ensino  Médio 

A ESA inicia o Novo Ensino Médio a partir do próximo ano letivo, com ênfase no compromisso com a qualidade de ensino para os seus alunos. “Elaboramos uma nova organização curricular, minuciosamente planejada para os próximos três anos, na perspectiva das mudanças para o novo Enem, previsto para o final de 2024”, explica a coordenadora Cleide Carlesso Sena.

Baseada nas mudanças estabelecidas pela legislação, a ESA organizou a sua estrutura curricular para atendimento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estabeleceu uma nova arquitetura para esta etapa de ensino, que coloca o aluno como protagonista.

Uma das novidades  previstas é a Formação Geral Básica (FGB), correspondente à parte comum do currículo, construída a partir da BNCC.

A carga horária estipulada pela ESA  para a FGB, que contempla as disciplinas obrigatórias,  terá o máximo de horas permitido e conteúdos exigidos para o novo Enem. 

Os Itinerários Formativos (IF) serão oferecidos na ESA em todas as áreas do conhecimento, por meio de diferentes arranjos curriculares, para  desenvolver habilidades e competências pessoais, sociais e emocionais do aluno do ensino médio.

Como parte integrante e obrigatória dos IF, o Projeto de Vida na ESA já está definido e pronto para ser implantado, com material didático exclusivo e atualizado. “O Projeto de Vida na ESA desenvolverá as habilidades socioemocionais que norteiam a trajetória acadêmica, profissional e social do aluno, em respeito às suas individualidades e aptidões, focando o seu autoconhecimento, suas potencialidades, talentos e a busca pelos seus objetivos”, destaca a coordenadora Cleide.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: