Inglês na ponta da língua
Centro educacional vai oferecer, a partir de 2022, a possibilidade de aprender a língua mais falada do mundo, de modo mais intenso
O ensino da língua inglesa nas escolas têm se tornado cada vez mais importante. Afinal, ter o domínio desse idioma pode abrir diversas oportunidades, tanto profissionais quanto na vida.
Quanto mais cedo a criança tiver acesso a esse idioma, mais fácil será seu aprendizado. Pensando nisso, o Centro Educacional Sonho Meu (CESM), em parceria com escolas de Inglês, oferecerá, a partir do próximo ano, possibilidades de aprender a língua mais falada do mundo, de modo mais intenso.
“A carga horária de Inglês será acrescida e ofereceremos possibilidades do estudo da língua em horários alternativos. No CESM os alunos são incentivados a buscar experiências de crescimento e conhecimento de outras culturas e o Inglês ajuda a abrir portas”, destaca a diretora da instituição, Edna Tavares.
“Martina Berchiatti, professora e doutoranda em Psicologia pela Universidade de Turim (Itália), tem contribuído muito para impulsionar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do conhecimento da Língua Inglesa para a vida cotidiana”, ressalta a diretora.
Entre as novidades que a escola vem adotando há também os espaços de convivência, tão requisitados neste período de pandemia, e que o CESM vem investindo.
“Dentre as lições que aprendemos nos últimos anos é que ter espaço livre, de brincadeiras e de convivência tem sido uma busca contínua de todas as famílias. Nossas crianças necessitam desses espaços e, principalmente, das experiências de vida que esses ambientes nos proporcionam. Fomos ‘obrigados’ a viver reclusos e agora necessitamos de maior convivência para nossa saúde física e mental”, pontua Edna.
De olho nos sinais da depressão
É justamente a preocupação com a saúde física e mental que levou o Centro Educacional Sonho Meu (CESM) a criar um programa que busca lidar e identificar os sinais de depressão dados pelos alunos, além de encaminhá-los para a clínica de psicologia e iniciar o acompanhamento com especialistas, sendo um deles a psicóloga Dilcineia Souza Bragança.
Apesar de especialistas enfatizarem que a responsabilidade de fazer esse encaminhamento seja da família, eles concordam que a escola é fundamental para a socialização e ajuda da saúde das crianças.
“O CESM também promove momentos onde o aluno pode relaxar em ocasiões consideradas turbulentas. Antes das avaliações, ou em retorno de aula, as professoras preparam um ambiente relaxante com chás, sucos naturais, músicas calmas e espaços onde possam deitar e desconectar”, explica a diretora Edna Tavares.
“"O CESM também promove momentos onde o aluno pode relaxar em ocasiões consideradas turbulentas” Edna Tavares,
Brincadeiras longe de electrónicos
Além das disciplinas estabelecidas, alunos do Centro Educacional Sonho Meu (CESM) contam com diversas atividades que os ajudam a desenvolver a criatividade, o espírito comunitário e o conhecimento sobre ciência e anatomia.
Um projeto desenvolvido este ano, e que a escola dará continuidade em 2022, é a fábrica de brinquedos. O objetivo, segundo a direção, é que as crianças brinquem livres de eletrônicos e usem a capacidade criativa para produção de seus próprios brinquedos.
“O projeto é inovador e ganhou a parceria das famílias que se envolvem na criação e produção de brinquedos e brincadeiras”, pontua a diretora da instituição, Edna Tavares.
A escola investiu também no laboratório de ciências e anatomia, motivando e despertando o interesse dos alunos na busca por conhecimentos da área. Outro investimento foi no ensino de tempo integral. “Foi um ano integralmente dedicado ao aprendizado, convivência, reforço escolar, presença constante da dentista e da pediatra e uma alimentação deliciosa e superequilibrada”, destaca.
O CESM também tem como preocupação formar bons cidadãos. Por isso, desde muito cedo as crianças aprendem as leis de trânsito para que cresçam conscientes do comportamento nas ruas da cidade.
“As regras de trânsito não têm sido cumpridas pelos adultos e as crianças necessitam ser protagonistas dessa história, construindo uma vivência mais humana, preocupada com a vida e o bem-estar de todos. Os alunos se transformam em agentes do bem”, friza.
Comentários