X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Educação

Curso prepara estudantes para seleções de Medicina

Além das aulas convencionais, escola oferece aos alunos curso extra gratuito para facilitar o acesso ao ensino superior


 

Imagem ilustrativa da imagem Curso prepara estudantes para seleções de Medicina
Helton Sena com alunos do curso de Aprofundamento em Medicina: aulas extras começam em março ou abril

Cursar Medicina é o sonho de muitos jovens, mas para alcançar este objetivo é necessária uma dedicação intensa aos estudos. Pensando nisso, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, localizado no centro de Vila Velha, desenvolveu um curso preparatório para  estudantes que pretendem cursar Medicina.

O projeto de Aprofundamento em Medicina atende estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Segundo o coordenador pedagógico do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, Helton Sena, para participar das aulas do curso há um processo classificatório, com prova de conhecimentos básicos. Para cada série do ensino médio é aberta uma turma.

Nos dois primeiros anos, o foco do conteúdo trabalhado está nas disciplinas de Biologia e Química. Já no terceiro e último ano, outras matérias são incluídas como Física, Matemática e Linguagens, considerando que as primeiras etapas dos vestibulares de Medicina, e também as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são mais abrangentes.

Sena destaca que o curso é oferecido gratuitamente aos estudantes do colégio. Faz parte do programa um momento de diálogo com as famílias, mostrando como ele funciona, sua metodologia e a importância deste aprofundamento.

“Os cursos de Medicina têm concorrência maior que os outros. Além disso, não é comum o aluno terminar a terceira série e já ser aprovado em uma dessas vagas. Entretanto, já estamos colhendo frutos desse trabalho com a aprovação em 1º lugar em Medicina na Ufes de nosso aluno Augusto Henrique de Oliveira”, salientou.

“Por isso, a escola propôs essa complementação da formação ao longo dos três anos do ensino médio. Para que os alunos tenham uma fundamentação teórica mais fortalecida com o curso e acesso à essa graduação como egresso da educação básica”, explicou Helton.

O coordenador explica que o conteúdo trabalhado no projeto  difere do que é ensinado durante as aulas convencionais, que cumprem as exigências das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e das matrizes da Rede Marista.

“Elaboramos um curso específico, em que são avaliados os vestibulares de Medicina da região e também as abordagens do Enem. Utilizamos como ferramentas os simulados, por exemplo. Nossa proposta prevê um aumento gradual das aulas até chegar na terceira série, com abordagem mais ampla”, detalhou.

Saiba mais

Curso de aprofundamento

  • Realizado anualmente pelo Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, o curso prepara alunos da escola para as seleções de Medicina da rede particular e pública, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.
  • É iniciado nos meses de março ou abril, seguindo até outubro, antes da realização do Enem.
  • Atende estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com turmas distintas sendo que cada uma tem uma abordagem diferente elaborada de forma prévia pelos professores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: