X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Parceria família e escola no ensino

Propostas pedagógicas buscam unir ambientes escolar e familiar em busca de uma educação colaborativa que traz resultados


Imagem ilustrativa da imagem Parceria família e escola no ensino
Alunos participam de oficina de confecção de pulseiras, uma das atividades realizadas na escola para o desenvolvimento das crianças, para que cresçam livres e felizes, cercadas de conhecimento e experiências enriquecedoras |  Foto: Divulgação

Ainda é comum o pensamento que segrega a família da escola no processo de educação. Porém, muitos já entenderam que a união “família e escola” é fundamental para uma educação transformadora que está focada no sucesso da aprendizagem, assim como na formação de cidadãos felizes, conscientes e emocionalmente saudáveis.

Para superar essa percepção segregadora, é importante compreender a educação como uma responsabilidade compartilhada, que não está restrita às instituições de ensino, nem limitada ao contexto familiar.

É pensando nisso que o Colégio Messina busca promover a interação entre família, alunos e corpo docente, entendendo que os ambientes familiar e escolar se completam no âmbito da educação.

Além da aprendizagem escolar, a diretora explica que o Colégio Messina desenvolve iniciativas que buscam contribuir para a formação socioemocional dos alunos.

“É fundamental estabelecer conexão com as crianças e adolescentes. Buscamos esta proximidade, para tornar o ambiente escolar um local seguro, acolhedor e confiável, assim como seus lares”, afirma. Ela acrescenta que o colégio oferece suporte psicológico para alunos do 6º ao 9ª ano, através de palestras e atendimentos individuais.

“Nosso objetivo é promover o acolhimento, conhecer individualmente cada aluno e ensiná-los a conviver e respeitar as diferenças”, diz.

É com esta proposta pedagógica que o Colégio Messina acaba de lançar a campanha “Tá no Messina, tá em casa”, buscando reafirmar o compromisso do colégio em se estabelecer como um lugar seguro e acolhedor que contribui para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Desenvolvimento

“Sabemos que a escola é parte essencial do desenvolvimento das crianças, por isso, nossas iniciativas são voltadas para que elas cresçam livres e felizes, cercadas de conhecimento e experiências enriquecedoras por todos os lados”, declara.

De acordo com Sheila Maria Messina, diretora do Colégio Messina, é importante que os alunos se sintam em casa no ambiente escolar e percebam que a escola, além de um local de aprendizagem, é também um ambiente onde construímos as melhores memórias.

Na infância, é importante se sentir amado e bem-vindo em todos os lugares, sobretudo, na escola, onde as crianças passam boa parte do tempo.

DEPOIMENTO

“Na infância é importante se sentir amado”

“Promovemos eventos durante o ano letivo dentro e fora da escola, estimulando e possibilitando a interação entre famílias, alunos e corpo docente.

Temos a preocupação de conhecer as necessidades específicas de cada aluno, propondo soluções junto à família para que essas crianças e adolescentes tenham um melhor rendimento no dia a dia da escola.

Na infância, é importante se sentir amado e bem-vindo em todos os lugares, sobretudo, na escola, onde as crianças passam boa parte do tempo, diariamente.

Crianças que experimentam estas sensações, são mais seguras e felizes e aprendem com mais entusiasmo.”

Sheila Maria Messina, diretora do Colégio Messina

Programa bilíngue e aulas cinco vezes por semana

O programa bilíngue do Colégio Messina é desenvolvido em parceria com o Edify Education. Todo o material didático utilizado pelos alunos pertence ao Bernoulli Sistema de Ensino, que desenvolve soluções educacionais de excelência, e atende todas as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os alunos do Colégio Messina têm aulas de inglês cinco vezes por semana, com uma carga horária dividida entre aulas de eixo linguístico e aprendizagem por projetos, com atividades em que o aluno está sempre no centro do aprendizado.

O Colégio oferece plataformas digitais que facilitam a aprendizagem. Através de atividades extras, como jogos pedagógicos, busca desenvolver as habilidades de fala, leitura, audição e escrita em inglês.

Experiências mudam o ambiente

Imagem ilustrativa da imagem Parceria família e escola no ensino
Espaço Maker tem como objetivo desenvolver o lado criativo dos alunos |  Foto: Divulgação

É buscando tornar a escola um ambiente cada vez mais atrativo e promover o entusiasmo no processo de aprendizagem, que o Colégio Messina, que possui mais de 40 anos de tradição, não para de inovar e investir em processos de melhorias contínuas.

“Contamos com uma equipe capacitada e profissionais atualizados, além de uma infraestrutura moderna e tecnológica e ambientes que proporcionam melhores experiências para o ensino e aprendizagem”, destaca Sheila.

Segundo ela, recentemente a escola inaugurou novos espaços com objetivo de enriquecer as experiências dos alunos no ambiente escolar, transformando o processo de aprendizagem com metodologias interativas, estimulantes e prazerosas.

Entre as novidades estão:

Espaço Maker

Tem como objetivo desenvolver o lado criativo, colaborativo e inovador dos alunos através de aulas práticas, programação e execução de projetos de montagem utilizando como material kits tecnológicos.

Biblioteca e brinquedoteca

Buscam proporcionar atividades lúdicas e promover interação entre os alunos, além de se estabelecer como um espaço para brincadeiras dirigidas.

Horticultura

Possibilita o cultivo de hortaliças, frutas e ervas para o próprio consumo dos alunos, estimulando uma alimentação mais saudável.

Laboratório de ideias

Traz como proposta um ambiente aconchegante e estruturado para mediação de debates e exposição de ideias em todos os componentes curriculares. Através desta proposta estimulamos o diálogo, a criatividade o respeito e o raciocínio crítico.

Laboratório das ciências

Acreditando que toda ciência produz saber prático e estimula a aprendizagem a partir de metodologias ativas, o Colégio Messina idealizou o Laboratório de Ciências. A partir de 2024, o espaço dará subsídio a todos os componentes curriculares para realização de aulas práticas, completando o processo de aprendizagem da sala de aula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: