Formação de protagonistas do futuro
Escola da Ilha está há 40 anos no mercado, formando, para além das habilidades curriculares, cidadãos conscientes
Escute essa reportagem
Saber fazer escolhas e agir como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em uma sociedade complexa e em transformação. A Escola da Ilha, em Vitória, forma estudantes para serem protagonistas do futuro.
Há 40 anos no cenário educacional capixaba, a instituição, que oferece da Educação Infantil ao 9° ano do Fundamental, ensina para além dos conteúdos curriculares.
“Mais do que lecionar disciplinas e conteúdos obrigatórios, entendemos que é nosso papel formar cidadãos. Ser da Ilha é ter consciência de valores, direitos e deveres. A escola é um espaço de transformação que se compromete com a formação integral dos alunos”, destaca Ignêz Martins Pimenta, diretora pedagógica.
Por meio do diálogo, conscientizando-os do papel que possuem nos grupos a que pertencem, e do estímulo ao pensamento crítico sobre as questões sociais, os alunos se percebem como protagonistas na construção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.
“Além de desenvolver os conteúdos curriculares e trabalhar assuntos do cotidiano e das relações sociais, a Escola da Ilha aposta em iniciativas colaborativas e no desenvolvimento da cooperação, da autonomia, da empatia e do respeito às diferenças”, cita.
O projeto pedagógico da instituição contempla a visão interdisciplinar das áreas do conhecimento, com desenvolvimento de habilidades e competências e trabalho com metodologias inovadoras.
“Oferecemos aulas de espanhol, astronomia, multimídias e filosofia e estamos inseridos na “educação maker”. Nossos alunos experimentam processos de investigação e construção do conhecimento, da Educação infantil ao Fundamental II”, comenta Ignêz.
Em todos os projetos, os estudantes são estimulados a fundamentar o pensamento crítico, expor diferentes pontos de vista e fomentar o protagonismo a partir de vivências significativas.
“No nosso projeto Curtas, por exemplo, os alunos produzem um curta-metragem, o que desperta a curiosidade e desenvolve a criatividade deles por meio da linguagem do cinema, mergulhando em um processo de aprendizado multidisciplinar, que engloba desde a elaboração do roteiro até a edição final do filme.”, conta a diretora.
Na Escola da Ilha, a tecnologia é inserida no dia a dia dos alunos.
“Para nós, ela é um meio, não um fim. Temos a disciplina Multimídia, na qual os alunos entram em contato com o que há de novo, aprendem o uso e os benefícios. Entendemos que a integração da Inteligência Artificial na educação pode tornar o aprendizado mais envolvente e interativo”, considera Ignêz.
As matrículas na Escola da Ilha já estão abertas.
Escola da Ilha
Matrículas estão abertas
- A escola oferece da Educação Infantil ao 9° ano do Fundamental
- Os alunos dispõem de aulas como inglês, espanhol, astronomia, multimídias e filosofia e têm acesso a conteúdos como “educação maker”.
- As matrículas estão abertas.
- Endereço: rua Jayme Martins, 80, na Praia do Canto, em Vitória
- Contatos: (27) 3324-5700 / (27) 98114-4843
Comentários