X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Estímulo ao espírito empreendedor

Iniciativas do Sebrae envolvem cursos e formações especiais para professores e até jogos digitais para os estudantes


Imagem ilustrativa da imagem Estímulo ao espírito empreendedor
Espaço Educação Empreendedora dentro da Feira do Empreendedor, realizada em julho deste ano |  Foto: Divulgação

Identificar oportunidades, desenvolver soluções e contribuir para o mercado de trabalho e para o convívio social. O chamado empreendedorismo está cada vez mais presente no dia a dia de crianças e adolescentes, tanto em sala de aula quanto fora dela. 

Pensando em reforçar a importância de empreender a partir de qualquer idade e unir esse processo à aprendizagem, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) proporciona projetos que estimulam o espírito empreendedor desde a infância.

os números em 2022

22 mil estudantes beneficiados

1,5 mil professores capacitados 

240 escolas atendidas

As iniciativas envolvem cursos e formações especiais para professores e até jogos digitais para os alunos.

A coordenadora do Programa Educação Empreendedora no Sebrae-ES, Fabíola Bravim, aponta que este tipo de ação torna os estudantes mais aptos para a vida em sociedade.

“A educação é o caminho para uma sociedade mais igualitária. Somada ao empreendedorismo, ela ajuda a formar cidadãos mais preparados a enfrentar os desafios do dia a dia, seja conduzindo seus empreendimentos ou colaborando com a construção de uma sociedade mais justa”, destacou. 

Um dos projetos de maior alcance na área de educação, o programa tem colhido bons resultados. Só em 2022, as ações já beneficiaram mais de 22 mil estudantes e mais de 1,5 mil professores, com projetos desenvolvidos com os ensinos fundamental, médio e superior.

O objetivo é promover políticas de formação e de inserção do empreendedorismo. A coordenadora ressalta, ainda, que as ações abrem portas para o futuro dos alunos contemplados pelo programa.

“No Espírito Santo, somente neste ano, mais de 240 escolas já foram atendidas. Trabalhamos o empreendedorismo como uma forma de preparar crianças e jovens para um novo mundo de trabalho, que exige flexibilidade, capacidade de iniciativa e adaptação às mudanças”, comentou Fabíola.

Imagem ilustrativa da imagem Estímulo ao espírito empreendedor
"A educação é o caminho para uma sociedade mais igualitária. Somada ao empreendedorismo, ela ajuda a formar cidadãos mais preparados a enfrentar os desafios do dia a dia” Fabíola Bravim, coordenadora do programa |  Foto: Divulgação

As unidades de ensino públicas e particulares interessadas em aderir ao programa devem fazer contato com o Sebrae-ES por meio da Central de Atendimento, no número 0800 570 0800.

Jogos digitais e cursos de formação

Imagem ilustrativa da imagem Estímulo ao espírito empreendedor
Jogo Dinolândia para crianças |  Foto: Divulgação

Para além da sala de aula, é possível aprender sobre empreendedorismo do jeito que as crianças mais gostam: brincando. Tendo em vista a inserção do tema no cotidiano dos pequenos, o Sebrae lançou o aplicativo Dinolândia.

“No game, as crianças se tornam donas de um parque e precisam cuidar da alimentação dos animais, da limpeza, da infraestrutura e até da promoção de vendas para mantê-lo sempre movimentado”, explica Fabíola Bravim sobre o funcionamento do jogo. 

“O objetivo é desenvolver nas crianças competências empreendedoras de uma maneira moderna e atrativa”, contou.

Ao todo, o jogo contempla 30 fases e os pais podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos através de um recurso do aplicativo. 

O game é voltado para os pequenos de seis a 10 anos ou para estudantes de anos iniciais do ensino fundamental. Ele está disponível nas lojas de aplicativos.

Se de um lado é brincando que se aprende, do outro, professores se mobilizam para acompanhar este processo. Isso porque preparar os alunos para enfrentar os desafios e enxergar as oportunidades requer conhecimento.

Capacitação

Pensando nisso, o Sebrae-ES tem contribuído para a formação de professores, com capacitações gratuitas e online. É o caso da trilha Professor do Futuro.

Com duração de 17 horas, o curso habilita os profissionais na abordagem do tema do empreendedorismo e os instrui a como levá-lo para ser trabalhado em sala de aula. O curso está disponível no Portal Sebrae, junto com outras opções de formação para professores.

As ações do Sebrae-ES

Game voltado para crianças

Imagem ilustrativa da imagem Estímulo ao espírito empreendedor
Crianças durante visita ao espaço Educação Empreendedora |  Foto: Divulgação

        Programa Educação Empreendedora

        O objetivo do programa é promover políticas de formação e de inserção do empreendedorismo em sala de aula.

        Em 2022, até o momento, as ações já beneficiaram mais de 22 mil estudantes , 1,5 mil professores e 240 escolas.

        Projetos desenvolvidos com os ensinos fundamental, médio e superior.

        Dinolândia

        Game no qual as crianças se tornam donas de um parque e precisam cuidar de seu funcionamento para Mantê-lo sempre movimentado.

        Voltado para crianças de 6 a 10 anos.

        Pais podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos através de um recurso do aplicativo.

        Disponível nas lojas de aplicativos. 

        Professor do Futuro

        Curso que habilita os profissionais na abordagem do tema do empreendedorismo e instrui a como levá-lo para ser trabalhado em sala de aula.

        Curação de 17 horas.

        Cisponível no Portal Sebrae, junto com outras opções de formação para professores.

        Fonte: Sebrae-ES.

        Comentários

        Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

        SUGERIMOS PARA VOCÊ: