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Educação

Educar para fazer a diferença na sociedade

Muito além do conteúdo programático, projetos inovadores contribuem para formação de alunos capazes de transformar o meio em que vivem


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Imagem ilustrativa da imagem Educar para fazer a diferença na sociedade
Intercâmbio entre as unidades do NEP como parte do encerramento do Plano de Estudos |  Foto: Divulgação

Conteúdos massivos, exercícios, regras, memorização, simulados e provas certamente trazem resultados quando o objetivo é alcançar notas cada vez maiores e estimular a competitividade entre alunos.

No entanto, muito além da grade obrigatória no currículo escolar e dos métodos de educação tradicional, as escolas têm apostado, cada vez mais, em ferramentas e metodologias de aprendizagem que vão conduzir a formação de indivíduos resolutivos, socialmente ativos e capazes de lidar com os desafios da vida adulta e transformar o meio em que vivem.

Segundo José Carlos Giorizzatto, diretor pedagógico da Escola NEP, os alunos devem ser enxergados como cidadãos, com habilidades socioemocionais que vão prepará-los para o mundo. ”O trabalho escolar deve ser conduzido de forma a dar protagonismo a essas crianças e adolescentes que terão o poder de fazer diferença na sociedade em que vivem.

Uma escola transformadora forma um aluno que tem a capacidade de interagir com o mundo de forma ativa e tornar o meio em que vive um lugar melhor para si mesmo e para os outros”, garante.

É pensando nisso, que, segundo ele, a proposta pedagógica da Escola NEP está ancorada não somente no conteúdo curricular obrigatório, mas em metodologias de ensino que estimulam o pensamento e a autocrítica.

Para José Carlos, crianças e adolescentes precisam ser conduzidas a refletir e a tomar decisões responsáveis, baseadas na consciência que vai além do cumprimento de regras. “É preciso aprender a questionar, analisar as situações e formar seu próprio pensamento, de forma autônoma. Buscamos formar sujeitos criativos, ativos socialmente, que são livres para pensar, capazes de realizar e atuar de forma resolutiva frente aos desafios. Entendemos que uma de nossas obrigações, enquanto escola, é também formar sujeitos independentes, colaborativos e felizes”, ressalta.

Para Vanessa Rocha de Oliveira Fracalossi, mãe de Giovana de oito anos e Isabel, de quatro anos, ambas alunas do NEP, a metodologia adotada pela escola prepara os estudantes para conviverem em sociedade e de forma harmoniosa com o meio ambiente. “Além de ser uma excelente escola do ponto de vista do conteúdo escolar, o NEP vai além e forma alunos com valores essenciais que os preparam para a vida extraclasse. Fico impressionada como a escola consegue trabalhar questões importantes como gratidão, respeito ao próximo e empatia fazendo com que os alunos levem isso para a vida e exercitem no seu dia a dia fora da escola. Outro ponto importante para mim, é a forma do NEP trabalhar as questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. A própria escola tem um espaço propício para que os alunos aprendam a respeitar a natureza e conviver de forma harmoniosa com todos os seres vivos”, afirma.

Serviço

Mais informações:

www.nepes.com.br

Instagram: @escolanepes

NEP Praia da Costa: 27 3229-0815

NEP Praia de Itaparica: 27 3339-2705

Tecnologia é aliada na formação do ser humano

Um dos grandes dilemas enfrentados pelo corpo docente das instituições de ensino, atualmente, diz respeito ao uso dos celulares no ambiente escolar. A escola deve proibir o uso do celular? Para José Carlos, este não é o caminho. “Defendemos que em vez de proibir o celular, devemos orientar sobre seu uso, buscando ter a tecnologia como aliada na formação do ser humano. À medida que enxergamos o aluno como um indivíduo que tem uma vida fora da escola, onde o celular já faz parte do seu dia a dia, não podemos desvincular o dispositivo do seu cotidiano. Cabe a nós, escola, orientar e conduzir sobre o uso consciente desta e outras ferramentas tecnológicas, não somente no ambiente escolar, mas na vida como um todo”, afirma.

Foi trazendo a tecnologia como aliada ao ensino que a Escola NEP se tornou a primeira Escola de Referência Google no Espírito Santo, sendo reconhecida como uma instituição que já migrou seus processos para o digital por meio da plataforma Google for Education e que cumpre de forma completa os requisitos de excelência estabelecidos pelo Programa.

Outra iniciativa tecnológica da Escola NEP é o Projeto Criatech, que une criatividade e tecnologia com o objetivo de desenvolver habilidades e competências que aproximam os alunos de temas tecnológicos. O projeto desenvolve oficinas que ampliam o know-how em lógica, organização e gerenciamento de tempo e proporciona contato com robótica, programação de jogos, storytelling e muito mais.

Empatia ajuda na aprendizagem

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Dinâmica de acolhimento do Programa de Educação Socioemocional |  Foto: Divulgação

Para isso, a Escola NEP trabalha a empatia e foca na colaboração desde a Educação Infantil. “Apostamos na empatia como um dos atributos que ajuda a potencializar a aprendizagem colaborativa. Nossos projetos estimulam o trabalho em equipe, destacando como a colaboração é muito mais efetiva. Quando conseguimos perceber o outro com suas fragilidades e dificuldades, reconhecendo suas qualidades e facilidades, passamos a aceitá-lo e, a partir deste momento, não julgar suas diferenças. Este é um ponto importante de se trabalhar a empatia na formação do ser humano”, esclarece.

José Carlos destaca que entre os projetos da Escola NEP voltados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e que também trabalham a empatia está o Programa de Educação Socioemocional - que tem como base a psicologia positiva, a interação, a criatividade e as metodologias ativas como ferramentas para desenvolver o eu, o outro e o coletivo escolar. Por meio do projeto, é estimulado o desenvolvimento de habilidades importantes como: a flexibilidade cognitiva, a afetividade, a tomada de decisão e resolução de problemas. O programa é desenvolvido em todos os segmentos da escola, desde a Educação Infantil.

Outra iniciativa dentro deste contexto é o Plano de Estudo, um projeto onde três temas transversais são trabalhados por ano, em todas as turmas, divididos em núcleos que envolvem o conhecimento pessoal, o conhecimento da comunidade onde vivem e do mundo, para além de suas vivências e realidades. A iniciativa estimula os alunos a apresentarem soluções para problemas de ordem pessoal e social, de forma conjunta acerca de cada tema discutido.

A fim de trabalhar a empatia entre os alunos e proporcionar proximidade com realidades distintas, a Escola NEP também realiza, anualmente, uma Gincana Solidária, que promove a arrecadação de brindes e doações, além de visitas a instituições sociais, asilos e orfanatos. A atividade envolve alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.

Vivência bilíngue desde os dois anos de idade

Tendo em vista que o inglês é a língua mais falada no mundo, um pré-requisito na vida acadêmica e um facilitador no mundo dos negócios, bem como na realização de viagens, a Escola NEP adotou a vivência bilíngue, com o ensino da língua inglesa, desde a Educação Infantil. Através de aulas dinâmicas com músicas, brincadeiras, histórias e conteúdos lúdicos, os pequenos alunos se habituam à língua, tornando natural a aquisição de um novo vocabulário. “Contamos com um projeto, voltado para Educação Infantil, que estimula a participação da família na aprendizagem da língua inglesa. O Pet Project oportuniza a vivência do idioma para além da escola. As crianças recebem um visitante, um Pet (bicho de estimação de brinquedo), para fazer parte da rotina diária e assim, praticar o inglês em casa, juntamente com a família. Já para os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 a escola desenvolve um sistema de nivelamento de inglês com aulas semanais, dentro da sua própria grade curricular.

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