X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Curso técnico: entrada rápida no mercado

Com duração entre 10 e 18 meses, formação técnica garante a alunos conhecimento teórico e prático e boas chances de emprego


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Curso técnico: entrada rápida no mercado
Alunas de Enfermagem, um dos cursos técnicos oferecidos pela CEDTEC |  Foto: Divulgação

Capacitações ricas em conhecimentos teóricos e práticos e que garantem entrada rápida no mercado de trabalho. Assim são os cursos técnicos, disponíveis em diversas áreas. Na Escola Técnica CEDTEC, são 20 opções, nas modalidades presencial e a distância, e os alunos costumam concluir a formação com emprego garantido.

A duração dos cursos técnicos varia, em geral, de 10 a 18 meses, o que possibilita a inserção rápida no mercado. Para fazê-los, é preciso ter concluído o Ensino Médio.

Diretor do CEDTEC, Braz Antonio Pertel destaca que o mercado está carente de mão de obra qualificada. Segundo ele, as empresas entram em contato com a instituição, para buscar profissionais, e, muitas vezes, contratam antes mesmo de eles se formarem.

“Nós até fazemos parcerias com empresas, abrindo turmas de cursos que formam a mão de obra de que eles precisam, e os alunos já saem empregados. Dificilmente, um técnico fica sem colocação no mercado”, comenta.

O perfil de um técnico, segundo Braz, é muito interessante para o mercado, porque se trata de um profissional que aprende um bom volume de conteúdo de um assunto específico e ao mesmo tempo, tem uma visão prática daquele tema.

“Nós não formamos especialistas, assim como as graduações não formam, mas os nossos alunos saem dos cursos com uma bagagem bastante ampla em relação ao que ele precisa ter e desenvolver na área que escolheu. Isso faz com que eles possam exercer diversas funções, o que agrada muito ao mercado”, avalia.

Além de entrar com facilidade nas empresas, profissionais técnicos têm uma capacidade grande de crescer. “Eles podem, inclusive, treinar outras pessoas. Na minha opinião, todo trabalhador deveria ter uma formação técnica”, considera o diretor.

Mais do que a porta de entrada no mundo do trabalho para muitos jovens, os cursos técnicos representam, também, oportunidade de transição de carreira para diversos profissionais e, ainda, para outros, possibilidade de crescer dentro das empresas.

Atualmente, o CEDTEC possui, no Brasil, mais de 50 polos. No Espírito Santo, são nove polos existentes, espalhados na Grande Vitória e no interior do Estado.

“Crescemos muito, nos últimos anos, e acredito que, se dobrarmos a nossa capacidade de formação, ainda assim não seria suficiente para suprir toda a demanda do mercado por mão de obra qualificada. Nós começamos neste ano com os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Próteses Dentárias, e as empresas já estão esperando os primeiros técnicos a serem formados”, disse Braz.

Imagem ilustrativa da imagem Curso técnico: entrada rápida no mercado
Aula prática do curso de Soldagem |  Foto: Divulgação

Cursos de qualificação profissional

Além dos cursos técnicos, a Escola Técnica CEDTEC oferece mais de 300 cursos de qualificação profissional, de curta duração e voltados para o aprimoramento em temas específicos, que podem ser feitos nas modalidades presencial e a distância.

O diretor da CEDTEC, Braz Pertel, destaca que esse tipo de curso é, geralmente, feito por pessoas que já têm cursos técnicos e até graduações e pós-graduações e que querem se qualificar em algumas áreas específicas do segmento em que já atuam ou desejam atuar.

“Os cursos de qualificação permitem que as pessoas cresçam nas empresas em que trabalham ou consigam empregos. Temos cursos que surgem a partir das demandas das empresas por profissionais com determinados conhecimentos específicos”, comentou.

Enquanto nos cursos técnicos é necessário que o aluno tenha feito o ensino médio, nos cursos de qualificação não há essa exigência.

“Com isso, atendemos uma quantidade enorme de profissionais que estão no mercado e que não têm ensino médio. Foi, inclusive, ao verificarmos esse grande contingente que passamos a oferecer na CEDTEC o EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Assim, quem deseja fazer um curso técnico não perde a oportunidade, pode, em cerca de um ano, concluir o ensino médio e, depois, ingressar na formação técnica. Isso só é possível, entretanto, para pessoas que já saíram da idade escolar”, observou Pertel.

Vinte anos de CEDTEC

Inaugurada em 2004, a Escola Técnica Cedtec está completando, neste ano, 20 anos de trajetória. E a novidade para comemorar a data especial é a abertura de um polo em Colatina, na região noroeste do Espírito Santo.

Nesse novo polo, aberto nesta semana, serão ofertados cursos nas áreas de saúde, segurança do trabalho, eletrotécnica e gestão, entre outras.

Em duas décadas de trajetória, a CEDTEC já formou aproximadamente 50 mil profissionais, como conta Braz Antonio Pertel, diretor da escola.

“Quando começamos, em 2004, estávamos montando a escola de São Mateus, e eu me lembro que a campanha de inauguração dizia que o Espírito Santo tinha emprego, mas o que faltava era mão de obra qualificada. Passados vinte anos, eu posso falar a mesma coisa”, comentou.

Nesse cenário, o que se tem a comemorar é que, diante de tanta demanda, os alunos formados na CEDTEC encontram no mercado boas oportunidades e saem da formação encaminhados profissionalmente, seja em empresas ou empreendendo.

“Considero que a CEDTEC tem uma grande importância para as pessoas, enquanto promotor de formação e oportunidades de trabalho, e para o mercado, uma vez que busca atender à demanda por mão de obra, que tem sido, nos últimos anos, o grande entrave para o crescimento maior da economia”, avalia.

Sobre os maiores desafios enfrentados ao longo de 20 anos, Braz Pertel cita as transformações provocadas pela informatização.

“A rapidez do avanço tecnológico demanda aprimoramento e adaptação em todas as áreas.Precisamos sempre entender essas tecnologias e acompanhá-las, para não ficar para trás. O grande desafio é estar ligado ao que acontece e no que pode acontecer, no que vem por aí. É assim que estamos nos mantendo e crescendo de olho na tecnologia, mas sem perder de vista o ser humano e a noção de humanidade”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Curso técnico: entrada rápida no mercado
Os cursos de qualificação profissional fornecem conhecimentos sobre habilidades específicas |  Foto: Divulgação

ESCOLA TÉCNICA CEDTEC

Técnicos e de qualificação

  • A Escola Técnica CEDTEC oferece diversos cursos técnicos e de qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância.
  • No Espírito Santo, existem nove polos, espalhados pela Grande Vitória e pelo interior do Estado. No Brasil, são ais de 50 polos.
  • Cursos´técnicos: Administração, Análises Clínicas, Automação Industrial, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas,Design de Interiores, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Prótese Dentária, Radiologia, Recursos Humanos, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.
  • Mais informações: (27) 98141-5473 (whatsapp) / Site: cedtec.com.br

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: