X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Criatividade dentro e fora da sala de aula

Turmas do infantil ao fundamental II da Escola da Ilha têm acesso à cultura maker, que desenvolve diversas habilidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Criatividade dentro e fora da sala de aula
Professor orienta crianças na sala maker: foco no trabalho em equipe |  Foto: Divulgação

Imagine estudar sobre o dinheiro e imprimir numa impressora 3D o seu próprio modelo de moeda, e com isso entender sobre economia? Ou então construir um jogo de tabuleiro que ajude a pensar sobre geopolítica?

Com a intenção de colocar os estudantes como protagonistas de seus processos de aprendizagem e solução de  problemas, a Escola da Ilha oferece o Espaço Maker, implementado em março deste ano, onde a criatividade é a peça fundamental.

Todas as turmas da escola, do infantil ao fundamental II, têm acesso à cultura maker. Além  de desenvolver habilidades manuais, tem como foco principal o trabalho em equipe e a sustentabilidade, ao ressignificar diversos itens que poderiam ser considerados descartáveis (lixo)”, afirma a diretora pedagógica Ignez Martins.

A escola investiu ainda em dois tipos de interfaces: o Makey Makey (placa baseada em arduíno e acompanhada de clipes jacaré e cabo USB) e o Micro:bit.

“Essas duas plaquinhas são completamente programáveis. O Makey Makey é um kit simplificado que transforma objetos cotidianos em um touchpad e o Microbit é um ‘computador programável de bolso’ produzido pela BBC”.

“Integraremos definitivamente esses dispositivos em diversas aulas, como Matemática, por exemplo, dando possibilidade aos alunos para que eles construam suas soluções utilizando esses recursos”, destaca a diretora.

projetos

A instituição trabalha com diversos projetos, entre eles o “Curtas”, para as turmas do fundamental II, que é a produção de curtas-metragens tendo os alunos como roteiristas, diretores e atores em várias categorias.

“Esse projeto veio para despertar a vontade dos alunos de botar a mão na massa, pondo em foco as habilidades exigidas pelo mundo moderno, como edição de vídeo, edição de áudio, roteirização e oratória”.

De acordo com Ignez, todo o conteúdo da escola, que existe há 37 anos,  busca desenvolver a autonomia dos alunos.

“Nossos diferenciais são o projeto pedagógico, a parceria com as famílias, o trabalho com as competências socioemocionais e as metodologias inovadoras”, frisa

saiba mais

Escola da Ilha 

  • Atua da educação infantil ao fundamental II, e está localizada na Praia do Canto, em Vitória.
  • Oferece aulas de inglês, espanhol, astronomia e multimídias, e está inserida na “educação maker”. 
  • Também conta com um programa de oficinas de futsal, capoeira, little kickers e vôlei. 
  • Os alunos têm ainda acesso a diversos projetos, como “Grêmio Estudantil” e os projetos “Atualidades” e “Curtas”.
  • As matrículas estão abertas. Contato: (27) 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: