Aposta na autonomia infantil
Com atividades que trabalham movimento e percepção do corpo, escola traz aprendizados por meio de jogos e brincadeiras
Escute essa reportagem

Os primeiros anos de vida são marcantes para o desenvolvimento das crianças. Estímulos sensoriais como cheiros, sabores, texturas, movimentos e sons são estratégicos nas atividades da primeira infância que, de forma natural, promovem o desenvolvimento infantil.
Essas primeiras experiências da criança abarcam um campo muito valioso para o processo educacional, segundo especialistas.
No Centro Educacional Viver, em Bento Ferreira, Vitória, a proposta pedagógica valoriza a autonomia das crianças desde o berçário, para que elas construam habilidades por meio do contato com os espaços de aprendizagem, explica a diretora pedagógica, Cândida Pereira.
“O bebê começa a absorver o aprendizado de forma natural e sem a intervenção dos adultos, estabelecendo seu próprio tempo de aprendizado em conjunto com a realização de sua rotina. Com experimentações que envolvem elementos da natureza, construímos o desenvolvimento sensorial do bebê, fazendo-o descobrir o seu redor”.
Com atividades que trabalham o movimento e a percepção do corpo, o Centro Educacional Viver contempla possibilidades de aprendizados e descobertas das crianças por meio de jogos e brincadeiras que envolvem a música, o silêncio, o espaço pessoal e o meio, o outro e o movimento ao mesmo tempo, explica a professora Meryele Stinghel, de Ritmo e Movimento.
“As atividades que envolvem ritmos e movimentos permitem que as crianças entendam o funcionamento do corpo. Isso favorece a aquisição de sentido de tempo, velocidade e espaço, por exemplo. As crianças desenvolvem autonomia, imaginação, criatividade e autoconfiança”.
Já a professora de Musicalização do Centro Educacional Viver, Michelly Santos, explica que os jogos e brincadeiras musicais na proposta pedagógica da instituição estimulam habilidades importantes para a construção da identidade na infância e promovem o desenvolvimento pleno dos pequenos.
“A musicalização é uma ferramenta que auxilia diretamente no desenvolvimento das crianças, visto que a música atua em diversas áreas cerebrais, promovendo as conexões neurais. Com as atividades, desenvolvemos a autoconfiança, a autoestima, a concentração e a cooperação das crianças”, ressalta.
Interação escolar para infância saudável

A educação não se resume ao conteúdo transmitido nos livros e nos quadros. Com as atividades escolares na primeira infância, a socialização das crianças constrói habilidades centrais para o desenvolvimento dos pequenos e torna a infância uma fase mais saudável, dizem especialistas.
Em um ambiente compartilhado, com brincadeiras, histórias e desafios, as crianças constroem regras sociais de convivência, passando a compreender a si mesmas e aos demais, opina a diretora pedagógica do Centro Educacional Viver, Cândida Pereira.
“O foco em aspectos sociais e emocionais oferece estímulos para que as crianças em convivência compreendam suas próprias emoções e condutas sociais e, também, das demais crianças ao seu redor, contribuindo para o desenvolvimento de relações mais saudáveis e respeitosas”, defende.
A professora de Ritmo e Movimento do Centro Educacional Viver, Meryele Stinghel, explica que a interação é uma das maneiras que as crianças têm para entender o mundo.
Com as atividades de ritmo e movimento da instituição, as crianças desenvolvem uma infância mais saudável, feliz e se preparam para as próximas fases da vida.
“Uma infância saudável acontece quando as crianças conseguem conviver de maneira respeitosa, amorosa, acolhedora e solidária. Os momentos de interação dão a oportunidade de aprender, de exercitar e de aprimorar o autoconhecimento, o respeito, a autonomia, a criação, a capacidade de relacionamento e a descoberta”.


Dicas para a Família
Brincadeiras sensoriais
O Centro Educacional Viver, em Bento Ferreira, trabalha com brincadeiras sensoriais para desenvolver habilidades centrais das crianças. Algumas das brincadeiras, inclusive, podem ser reforçadas em casa.
Pesquisar sons
Por meio de objetos do cotidiano, como chaves, sons da natureza e sons feitos com palmas, estalar dedos ou pés, é possível auxiliar as crianças no descobrimento dos sons do mundo.
Mexer com massinha
A textura e a consistência da massinha facilitam várias descobertas das crianças, como cores, texturas e formas. Esta brincadeira auxilia também no fortalecimento dos músculos das mãos e promove o desenvolvimento da coordenação motora fina, imaginação e criatividade.
Bolha de Sabão
É possível fazer bolhas de sabão de diferentes tamanhos, tornando a brincadeira muito divertida e favorecendo estímulos visuais e motores das crianças.
Tinta de legumes
Brincadeira que oportuniza conhecer novas formas do alimento e incentiva a alimentação, despertando nas crianças a curiosidade e a vontade de experimentá-los.
Pintura com temperos
Utilizando o ramo de temperos como a salsa, o coentro e a cebolinha como pincel, ao movê-lo para pintar, a criança consegue sentir o cheiro do alimento e, assim, despertar o sentido do olfato para novas descobertas.
Fonte: Centro Educacional Viver.
Comentários