X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

| 20/10/2020 18:00 h

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

As escolas foram pegas de surpresa quando foi decretado o isolamento social devido à pandemia e, por consequência, a interrupção das aulas presenciais. Muitas dúvidas surgiram: de que forma as aulas podem ser atrativas? O aluno conseguirá estudar sem o professor ao lado? Como seguir com o ano letivo?

Estes e outros questionamentos também permearam a Escola Santa Adame no início do isolamento. E, rapidamente, a equipe da instituição se organizou. O grupo diretivo, pedagógico e os docentes agiram com empenho em prol dos alunos para dar continuidade ao processo educacional intermediado agora pela tecnologia.

Na ESA, segundo a coordenadora Cleide Carlesso, são desenvolvidas, há anos, atividades com estímulo à autonomia dos alunos, por meio de recursos tecnológicos, muitos deles organizados e planejados no portal de apoio do material didático.

“Logo após a primeira semana da paralisação das aulas presencias, enviamos algumas atividades para os alunos darem continuidade aos conteúdos já iniciados em sala. No início de abril, introduzimos as aulas online, com novos conteúdos, de acordo com o planejado para cada disciplina.”

Além das aulas online, várias ações foram estruturadas para que o aluno continuasse a ter um ensino de qualidade, como a adaptação das cargas horárias da educação infantil ao ensino médio, levando-se em consideração a faixa etária do aluno e os conteúdos a serem ministrados para cada turma.

A escola também usou metodologias ativas para tornar as aulas e as atividades mais atrativas e dinâmicas, tendo o aluno como principal responsável pela aprendizagem e o professor como mediador.

Para avaliar as práticas remotas adotadas, foi realizada uma pesquisa de satisfação, direcionada às famílias.

“Fizemos a pesquisa em julho, solicitando respostas a várias perguntas, incluindo o grau de satisfação quanto aos serviços educacionais propostos e entregues aos alunos. Tivemos um número expressivo de famílias com respostas de muita satisfação quanto às aulas online”, observa.

A instituição questionou também quais eram as dificuldades encontradas nesta nova rotina remota. A dificuldade de concentração dos alunos foi apontada como o principal problema e, para minimizar esta situação, atividades mais interativas foram introduzidas nos momentos online.

Práticas do ensino remoto em 2021

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

Para o próximo ano, várias práticas do ensino remoto devem ser mantidas na Escola Santa Adame (ESA). Já no início do ano letivo haverá organização e aplicação de avaliações para os alunos da instituição em 2020, assim como para os alunos novatos.

Também será feita a readequação dos conteúdos, dando ênfase naqueles considerados essenciais para o ano letivo em questão.

A coordenadora Cleide Carlesso destaca que a ESA aproveitará todas as oportunidades de melhorias trazidas com o sistema remoto.

Muitos recursos utilizados serão mantidos, principalmente os que permitem ao professor acompanhar o caminho traçado pelo aluno durante determinada atividade.

“Daremos continuidade às práticas que levam ao exercício das competências socioemocionais, como empatia e ambiente colaborativo, presentes na rotina virtual e que precisam ser resguardados na convivência escolar”, completa.

Parceria

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

“Crianças muito bem assistidas”

Com os três filhos, Laura e Luiza, 10 anos, e Lipe, 8, estudando há quatro anos na ESA, Karine Quadros e o marido Franco Fiorin Araújo contam que os filhos receberam toda a assistência da escola e professores durante as aulas remotas.

“Sinto que o ritmo de aprendizagem é mais moroso no remoto, mas eu me surpreendi com a rapidez de adaptação da escola nesse ponto”, conta Karine.

“Acho que lá meus filhos não são números, são crianças muito bem assistidas. Tanto que me sinto segura em enviar hoje para a escola sabendo que estão fazendo o melhor possível”.


Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

Portal para comunicação

Há seis anos, Eduarda Barros Callegari, 16, frequenta a ESA e, com a pandemia, segundo ela, a escola se empenhou ao máximo para continuar fornecendo um ensino de qualidade.

“Diante do desafio de manter os alunos estudando por meio da internet, a escola nos ofereceu assistência, como, por exemplo, um portal para comunicação do aluno com o professor e entrega de atividades”.


Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia para aulas dinâmicas por Escola Santa Adame

Participação dos alunos

Professora de Língua Portuguesa e Espanhol, Renata Araújo - que trabalha há nove anos na ESA - ressalta a positiva mudança comportamental de vários alunos. “Alguns muito tímidos na sala de aula tornaram-se mais comunicativos, participando e colaborando constantemente no formato remoto.”


Santa Adame

Matrículas
>Estarão abertas a partir do dia 26 de outubro.
>O agendamento para visitas deve ser feito pela Secretaria da Escola Santa Adame (ESA), nos telefones 3229-3794 e 99259-3696.

Ensino
>Oferece período integral (a partir de 6 meses de idade), educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Localização
>A Escola Santa Adame - ESA está localizada na rua Maria Amália, 273, no bairro Olaria, em Vila Velha.
>Site: www.santaadame.com.br

Atividades e projetos
>A escola tem, em sua grade curricular, aulas nas Línguas Inglesa e Espanhola (esta a partir do ensino fundamental anos finais), musicalização, educação física (curricular e extracurricular nas escolas de esportes), artes e informática.

Laboratório
>Possui modernos laboratórios, salas de multimídia (lousa digital e mesas educacionais – alfabetização e Matemática) e biblioteca com mais de 4.500 títulos.

Área verde
>Na escola há ainda ampla área verde com horta e árvores frutíferas, além de serem feitos passeios pedagógicos e estudos do meio.
>O calendário letivo conta com projetos que possibilitam ao aluno desenvolver sua criatividade e interação com o mundo, a escola e a família.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS