Mistério: Galo Gigante da Paz 2024 exibe olhar singular em preparação para Carnaval
As primeiras imagens do ícone da festa momesca pernambucana foram divulgadas
Escute essa reportagem

Os galos são conhecidos na natureza por terem uma visão aguçada. Coincidemente, as primeiras imagens divulgadas do gigante pernambucano nesta quarta-feira (31) foram de um close do olhar. Os olhinhos do Galo da Madrugada 2024 estão abertos.
Parte da escultura foi revelada hoje, com a cabeça parcialmente exposta, cuidadosamente protegendo o mistério da crista grisalha. O ícone do Carnaval pernambucano tem um toque de várias cidades do estado, as mãos da diversidade, de muitos idosos e indígenas.
Em meio a uma montagem dedicada, o símbolo do carnaval recifense está adornado com crista grisalha para ganhar vida às margens da Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife.
A grandiosa escultura, que carrega o tema "Galo Gigante da Paz", promete impressionar com seus 28 metros de altura e oito toneladas de peso, uma a mais que no ano anterior. O peso do gigante equivale a oito aviões particulares, como o Cessna 172.
A alegoria presta homenagem aos povos originários e às pessoas idosas e celebra a diversidade.
A sustentabilidade marca presença na construção do gigante carnavalesco, com 90% dos materiais provenientes de descartes e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, incluindo 10 mil CDs e DVDs, bem como 2 mil metros de lonas de materiais publicitários.

O talentoso designer responsável pelo desenho, Leopoldo Nóbrega, enfatiza a importância do reuso: "O Galo Gigante da Paz ele vem recheado de camadas de penas que são em homenagem a esse manto tupinambá, co-criado dentro de oficinas interativas com grupos da terceira idade e pigmentos à base de água sobre lonas de banner e de outdoor que são utilizados como suporte para essas obras de arte”, declarou.
A autoralidade da obra foi destacada. “Cada pena dessa é de fato uma obra de arte autoral, que é muito difícil, muito especial, poder ter a autoralidade dessa coca. Envolvido nessa obra então é um marco na verdade tanto para o carnaval do Recife quanto para o processo de construção de arte urbana”, destacou.
As cores dos cinco continentes enriquecem a paleta do Galo da Madrugada 2024: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho (América), azul (Europa) e verde (Oceania).
A renda renascença
Técnicas artísticas variadas, como renda renascença no tronco e "varandas" de macramê nas pernas, produzidas por artesãs da Terra Índigena Pankararu, na cidade de Tacaratu, no Sertão, contribuem para a ornamentação única da gigantesca figura, que também exibe estampas reminiscentes de tatuagem e body art.
O Galo da Madrugada 2024 promete não apenas encantar os foliões, mas também ecoar a importância da preservação ambiental e da diversidade cultural durante os dias de festa que se aproximam.
Comentários