Tribo de gatos cantores nos cinemas
Escute essa reportagem
Uma noite, um baile e uma canção. É tudo o que é preciso para renascer em uma vida bem melhor. Pelo menos é o que basta para uma tribo de gatos cantores que chega aos cinemas no Natal.

“Cats”, dirigido pelo vencedor do Oscar em 2010 Tom Hooper (por “O Discurso do Rei”), leva para as telonas um dos musicais mais famosos do mundo, de Andrew Lloyd Webber, baseado em um poema de T.S. Elliot, que ficou nos palcos por 38 anos desde sua estreia em 1981, em Londres.
A produção, orçada em US$ 95 milhões, acompanha os gatos Jellicle na noite de seu grande baile. Nele, todos devem apresentar uma canção contando a sua história. Caberá à líder do bando, Old Deuteronomy (Judi Dench) escolher somente um para chegar até o paraíso e renascer, em uma nova vida. Uma vida muito melhor.
Entre as canções emblemáticas do musical, está “Memory”, defendida por Jennifer Hudson, que vive a gata Grizabella. Mas o destaque é mesmo a participação da cantora Taylor Swift vivendo uma gata criminosa. A loira é a compositora de “Beautiful Ghosts”, canção do filme indicada ao Globo de Ouro 2020.
CURIOSIDADES
Dos livros para o palco
“Cats” é um dos musicais mais famosos do mundo, que estreou em Londres em 1981 e ficou 18 anos em cartaz na Broadway. Criado por Andrew Lloyd Webber, dirigido por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne, o espetáculo se baseia nos contos do livro “Old Possum’s Book of Practical Cats”, de T. S. Eliot.

Protagonista
A bailarina inglesa Francesca Hayward faz sua estreia nas telonas no papel da protagonista da história, a gata Victoria. A jovem de 27 anos integra o Royal Ballet de Londres desde 2010. Entre seus principais trabalhos, estão: “Romeu e Julieta”, “Rhapsody”, “Frankenstein” e, recentemente,
“Giselle”
“Quando era mais nova, dançava acompanhando muitos vídeos, mas um dos meus favoritos era 'Cats'. Eu convidava minhas amigas para brincar comigo, colocava 'Cats', e eu sempre era Victoria”, disse em entrevistas.
Elenco estelar
Francesca Hayward teve a companhia de Taylor Swift, Judi Dench, Ian McKellen, Jennifer Hudson e Idris Elba no filme. Vivendo o vilão da trama, Elba falou sobre o processo para viver um bichano na telona. “Eu começava às 8 horas da manhã. Chegava no estúdio e começava a engatinhar. Então, por mais ou menos uns 10 minutos, eu ronronava e cheirava os demais atores, fazendo coisas que normalmente os gatos fazem”, contou em entrevista à Variety, aos risos.
Assustador
Francesca Hayward disse qual foi o seu maior desafio vivendo Victoria. Cantar “Beautiful Ghosts”, a nova música, composta por Taylor Swift e Andrew Lloyd Webber. “Achei assustador cantar... tive um dia muito surreal no set quando me pediram para ir à sala de música e Taylor (Swift) estava lá, e basicamente ela cantou para mim o solo que eu cantaria no filme. No final, ela disse: 'Está bem assim?'. Eu disse 'Claro, está bem assim. Darei meu melhor'”, contou ela, em entrevistas.

“Memory”
Jennifer Hudson, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Dreamgirls - Em Busca de um Sonho”, em 2006, vive a jovem Grizabella na história, uma antiga membro da tribo Jellicle que volta para sua turma depois de rodar o mundo. E é ela quem canta a canção mais notável do espetáculo, “Memory”. A música ganhou mais de 600 regravações, de nomes como Barbra Streisand, Barry Manilow, Johnny Mathis e Liberace, tornando-se tão célebre quanto “Feelings”, “Yesterday” e “Garota de Ipanema”.
Evasiva
Taylor Swift comentou sobre a composição de “Beautifull Ghosts” e o filme para a revista Vogue. “Eu acho que compor algo assim é realmente importante. Enquanto eu estava escrevendo, eu senti que essa música deveria passar uma mensagem para quem está ouvindo, sabe? Foi muito inspirador”.
Questionada se pretende investir na carreira como atriz, Swift foi evasiva. “Quando eu era mais nova, sempre me perguntavam: 'Onde você se vê daqui a dez anos?' e eu me esforçava para responder. Quando comecei a crescer, aprendi que é muito bobo tentar imaginar como será seu futuro”.
Críticas negativas
Taylor Swift também falou sobre as críticas ao visual dos gatos do filme. “Na verdade, eu me diverti muito com a estranheza dos gatos e adorei participar das gravações. Eu acho que nunca terei outra oportunidade como essa na vida, então eu adorei a sensação de fazer parte disso”, salientou.
Vivendo um gato conquistador na história, o rapper Jason Derulo completou: “Na Broadway, foi a mesma coisa. Mas sempre que você desafia as regras, vai haver uma reação. É um produto artístico incrível e estou ansioso para as pessoas assistirem. Será sucesso”, afirmou.
QUEM É QUEM
Victoria (Francesca Hayward)
A novata na tribo tenta se adaptar. É bondosa e, no seu caminho, faz uma grande amiga: Grizabella.
Old Deuteronomy (Judi Dench)
A matriarca da tribo decidirá qual gato renascerá. É forte, sábia e, segundo rumores, já viveu 99 vidas.
Macavity (Idris Elba)
Ele é o fora da lei entre os gatos: carismático, esperto e muito perigoso, está disposto a qualquer coisa para renascer.
Grizabella (Jennifer Hudson)
Conhecida como a Gata Glamurosa, ela vive isolada e só. Foi excluída da tribo e sonha voltar aos dias em que era aceita.
Bombalurina (Taylor Swift)
É a parceira no crime de Macavity. Tem personalidade forte e adora ser o centro das atenções.
Comentários