Quem é você nas redes sociais?
Especialistas dizem que é comum as pessoas se comportarem de formas diferentes no mundo virtual e no real
Escute essa reportagem
Perfil observador, moderado, família, coach, discreto, glamouroso, influencer e polêmico. Afinal, qual sua personalidade nas redes sociais?
Segundo especialistas, é muito comum as pessoas se comportarem de formas diferentes no mundo virtual e na vida privada. E isso vale tanto para o lado positivo quanto negativo.
Há quem só observa o que o outro usuário está fazendo, quem faz de sua rede social um diário aberto, aquele que não foge de um conflito, quem adora falar sobre os próprios filhos, entre outras representações.
E isso nada tem a ver com ter dupla personalidade. Segundo a psicóloga Daniela de Oliveira, todo mundo tem uma variação de quem é, tanto na vida privada quanto na vida virtual. “E ainda temos uma variação de atitude em cada contexto em que estamos inseridos. E elas são sustentadas por um curto período de tempo em um determinado contexto”, analisa.
Além disso, as especialistas consultadas pelo AT2 explicam que seria praticamente impossível alguém se mostrar, por meio de frações de fotos e vídeos, como realmente é em todos os aspectos da vida.
Para a especialista em Desenvolvimento Humano Ester Gomes, muita gente tem receio de se expor devido ao bombardeio constante de ofensas, que pode silenciar as pessoas nas plataformas digitais.
E não há problema em agir de forma diferente nesses dois “mundos”. “Seria interessante um meio-termo. Tudo pode ser dito e postado, contudo, a forma como você se expressa é que faz a diferença. Uma opinião polêmica, mas escrita com uma comunicação não-violenta, pode atingir positivamente muitas pessoas”.
Já para Marcela Brito, mentora de Carreiras e Marcas Pessoais Globais, comportar-se de forma muito diferente nas redes sociais pode prejudicar quem busca um engajamento verdadeiro.
“É um comportamento extremamente negativo do ponto de vista emocional e afetivo. Se somos um personagem nas redes, quando as pessoas se conectarem conosco estarão se identificando com alguém que não existe”, afirma.

Dois perfis
A personal organizer Lizzy Guedes, 25, tem dois perfis em seu Instagram: um pessoal, que é trancado, e outro voltado para sua empresa. Muito brincalhona, ela conta que tenta manter a seriedade nas redes sociais.
“Já sofri preconceitos por ser nova e até não me deram credibilidade. Acham que, por eu ser alegre e divertida, que eu não faço bem meu trabalho com qualidade”, conta.
CONHEÇA ALGUMAS PERSONALIDADES NAS REDES SOCIAIS
Família
- É um perfil mais tranquilo que gosta de divulgar o dia a dia com a família, embora não seja algo exclusivo de suas redes sociais. Não costuma fazer postagens polêmicas ou ofensivas.
Moderado
- São pessoas que emitem suas opiniões com uma comunicação não-violenta. Elas estão mais interessadas em divulgar atitudes motivacionais e auxiliar o próximo.
Replicador
- É o perfil que costuma emitir sua própria opinião por meio de postagens de outras pessoas. Não criar o próprio conteúdo.
Coach
- Costuma ser pessoa com uma personalidade que apresenta uma excelência técnica dentro de sua área de atuação. Possui um estilo de vida seguro e menos glamouroso, mas próspero.
Observador
- É aquele usuário (a) que tem o hábito de não fazer postagens. Fica nas redes sociais somente observando o comportamento e posts alheios.
Empresário
- As redes sociais são uma parte importante do seu trabalho. Mas cuidado para não tornar seu perfil uma publicidade exagerada.
Discreto
- É aquela pessoa que não vive somente de redes sociais. Costuma equilibrar nas postagens, não entra em discussões e expõe só o que ela acha necessário, sem criar conflito.
Polêmico
- Muitas pessoas evitam entrar em conflitos nas redes sociais. Mas há quem gosta de uma polêmica, fala tudo o que pensa e não tem medo de críticas. É preciso ter cuidado porque isso pode prejudicar relacionamentos interpessoais.
Glamouroso
- Busca mostrar uma vida perfeita, tanto familiar quanto profissional. Fotos em viagens de alto nível, bons restautantes, usando roupas de grifes ou indo a lugares caros são bem comuns.
Pai /mãe
- O perfil das redes sociais se transformou num diário sobre seu filho ou filha. Tem toda a rotina da criança, escolhas que ela fez, presentes, festas e assuntos do mundo infantil.
Fantasmas
- São usuários que costumam criar contas anônimas por terem receio de compartilharem suas informações pessoais. Ou ainda porque querem interagir sem serem descobertos.
Influencer
- Popularidade é o foco principal de quem tem essa personalidade. Seu desejo é ter muitos seguidores, fãs, curtidas e compartilhamentos de conteúdos.
Viciado
- Tem o costume de passar muitas horas nas redes sociais e fazer muitas postagens. Não perde a oportunidade de interagir e acredita que todos querem saber sobre a sua vida. Seu objetivo é expor ao máximo sua vida.
Informante
- Para obter aprovação de sua audiência, os informantes querem sempre estar à frente de todos, trazendo em primeira mão alguma notícia ou novidade.
Fonte: Especialistas consultadas.
Comentários