X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Mergulho no homem moderno em “A Culpa”


Ouvir

Escute essa reportagem

Na próxima sexta-feira (13), às 20h, o público poderá conferir o espetáculo online “A Culpa”. Baseado no texto “Carta ao Pai”, do escritor Franz Kafka (1883-1924), o monólogo encenado por Luiz Carlos Cardoso será transmitido no Facebook e no YouTube da WB Produções.

Definida por Luiz como um “mergulho no homem moderno”, a peça se baseia no texto do tcheco para falar sobre as relações atuais. “O homem contemporâneo tem os mesmos dilemas do homem moderno. Ele ama, sofre... Há muitas questões semelhantes”, diz Luiz.

Mais do que essa semelhança, a peça, que faz parte do 11º Circuito Banestes de Teatro, busca jogar luz sobre relações de poder, como a de Kafka e o pai. No entanto, ao longo dos 40 minutos de espetáculo, o público poderá refletir sobre ele mesmo. 

Imagem ilustrativa da imagem Mergulho no homem moderno em “A Culpa”
O ator Luiz Carlos Cardoso vai encenar a peça no Teatro da Ufes, sem plateia. |  Foto: Divulgação

Tudo isso será sugerido a partir de uma trilha sonora com influência da música europeia do início do século XX e jogos de luz, que provocam sombras a fim de gerar uma imersão em quem assiste.

“No texto, o autor, que tinha uma relação conflituosa com o pai, se coloca em seu lugar com as palavras. Espero que o público se coloque no lugar desse filho e pense como está se relacionando com os outros”, destaca o ator, que faz mais um paralelo com os tempos atuais.

“Qual a relação desse texto com a pandemia que vivemos? A gente se isola e usa máscara para não infectar o outro. O espetáculo fala isso: como estou vivendo com a pessoa ao meu lado? Estou respeitando essa vida? Estou me aliando a essas questões?”, questiona Luiz.

E por que espetáculo leva o título de “A Culpa”? “Optamos por esse nome porque 'culpa' é algo que todo mundo sente em determinado momento da sua vida”, explica o ator.

SERVIÇO

“A Culpa”
O quê: Peça com Luiz Carlos Cardoso, no 11º Circuito Banestes de Teatro – Edição Especial Online. Encenada no Teatro da Ufes, Goiabeiras, sem público
Quando: Sexta-feira (13), às 20h
Transmissão: Pelo YouTube e pelo Facebook da WB Produções
Clas.: 16 anos
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: