“A Pequena Sereia” agora em nova versão no cinema
Live-action da clássica animação de 1989 conta com protagonista negra, abordagem mais madura e músicas politicamente corretas
Escute essa reportagem

Mesmo antes de sua chegada aos cinemas, o live-action de “A Pequena Sereia” já dava o que falar. A escalação de uma atriz negra para viver a protagonista, retratada na animação clássica de 1989 com pele branca e olhos azuis, causou reações intensas no público.
Com o anúncio, já era notório o interesse da Disney em propor uma nova versão sobre a história de Ariel, uma curiosa sereia que deseja experimentar a vida em terra firme. A intenção é comprovada com a chegada do filme às telonas, a partir de quinta-feira (25).
“Ter uma representação nos programas de TV e filmes que amamos, enquanto crescemos, muda a maneira como nos sentimos. Quando você vê o reflexo de si, se sente mais bonita e incluída”, afirmou a cantora e atriz Halle Bailey, que interpreta a personagem principal.
LEIA MAIS MATÉRIAS DE ENTRETENIMENTO
Mas as atualizações sofridas pela história vão muito além do protagonismo negro. Apesar de manter a essência da trama, Ariel aparece cheia de poder e determinada em uma abordagem mais madura.
“No mundo de hoje, nós, mulheres, somos muito mais francas, independentes e livres. Esta versão do filme realmente foca no empoderamento das mulheres e em como podemos ser apaixonadas. É mais sobre a perspectiva dela e sobre o que quer para seu futuro”, salientou Bailey.
Mirando numa nova geração mais consciente, a trilha sonora do clássico também passou por algumas alterações. A letra de “Beije a Moça”, por exemplo, foi atualizada. Os versos nos quais o príncipe Eric “forçava a barra” com Ariel agora promovem a importância do consentimento.
Jodi Benson, dubladora de Ariel na animação original, aprovou as mudanças. “Estamos em 2023, então temos que crescer, aprender e prestar atenção aos nossos arredores. As coisas mudam. Temos que lidar com isso”, contou ela à revista Entertainment Weekly.
Com direção de Rob Marshall, de “Chicago” e “O Retorno de Mary Poppins”, o longa ainda traz no elenco Melissa McCarthy como a malvada Ursula, Jonah Hauer-King como o príncipe Eric e Javier Bardem no papel do Rei Tritão.
Awkwafina, Jacob Tremblay e Daveed Diggs são, respectivamente, as vozes do pássaro Sabidão, do peixinho Linguado e do caranguejo Sebastião. No live-action, os animais falantes deixaram a fofura e as cores vibrantes da animação para assumir uma aparência realista.
OUTRAS ESTREIAS
“Campeões”
Na comédia, Woody Harrelson interpreta um ex-técnico de basquete da liga secundária que recebe uma ordem judicial para gerenciar um time de jogadores com deficiência intelectual.
“Meu Pai é um Perigo”
A comédia estrelada por Robert De Niro é baseada na vida do comediante Sebastian Maniscalco. O longa retrata a relação entre Sebastian e seu pai, Salvo Maniscalco.
“Andança”
O filme se debruça no vasto acervo de imagens documentadas por Beth Carvalho ao longo dos 53 anos de palcos e pagodes para traçar um recorte único e íntimo da carreira da artista.
“Roger Waters - This Is Not A Drill - Live From Prague”
A força criativa por trás da era de ouro do Pink Floyd apresenta sua turnê de despedida, ao vivo, de Praga.
Comentários