Aniversário de Vitória online e presencial
Escute essa reportagem
Vitória completa 470 anos na próxima quarta-feira (8) e, para comemorar o aniversário da capital, uma série de eventos presenciais e virtuais está programada para rolar a partir de hoje.
Todas as atrações são gratuitas e se estendem até o dia 24 de setembro. Haverá intervenção artística e dança em faixas de pedestres da cidade, ensaios de teatro a céu aberto, música, contação de histórias e exposições fotográficas.
Nesta quinta, às 15h, acontecem dois números de dança com alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) na Escadaria São Diogo, no centro da cidade.

De sexta-feira (3) a domingo (5), será a vez do Festival de Mariscada agitar a Ilha das Caieiras com comida e música. A bateria da escola de samba Novo Império abre as festividades às 17h.
No sábado (4) e domingo, das 14h às 19h, a Casa Porto, no Centro, sedia o Mercado do Vinil. O evento terá venda de LPs e exposições de colecionadores. No sábado, o instrumentista Elias Belmiro autografa o seu novo álbum, “Reencontro”.
Na quarta, aniversário da Cidade Presépio, o grupo Forrofiá agita a Ilha das Caieiras ao meio-dia. À noite, o músico Wanderson Lopez apresenta a live-show de “WL Ensemble”, com modern jazz e MPB.
SERVIÇO
Programação
O quê: Atrações culturais para celebrar o aniversário de 470 anos de Vitória, com dança em faixas de pedestres , ensaios de teatro a céu aberto, apresentações online com música e contação de histórias.
Quando: De quinta-feira (2) até o dia 24 de setembro
Grátis
Quinta-feira (2)
“Presente para a capital Vitória”: Nesta quinta, às 15h, apresentação de dança dos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) na Escadaria São Diogo, no Centro. Grátis.
Sexta-feira (3)
Festival da Mariscada: O tradicional evento cultural e gastronômico começa amanhã e vai até domingo, na Ilha das Caieiras. Amanhã, às 17h, apresentação da bateria da escola de samba Novo Império. Sábado: show do grupo Movimento, às 12h. Domingo: Edson Mineiro e Goiano, às 12h.
Sábado (4)
Visita infantil guiada no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, das 10h às 11h. Agendamento: [email protected]
Mercado do Vinil: Começa no sábado e vai até domingo, das 14h às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas, Centro. Haverá venda de LPs, exposição de colecionadores e, no sábado, tarde de autógrafos com Elias Belmiro.
8/9
Contação de Histórias com Jeanine Pacheco, Eliana Zandonade, Marcela Mendonça e Andrea Espíndula, 9h, no YouTube da Prefeitura.
Exposição Fotográfica Vitória 470: Abertura da exposição às 10h na Casa Porto, Centro, com fotografias e documentos importante da capital. Visitação: até 30/9. Horário: de segunda a sexta das 10h às 18h30 e sábados das 10h às 14 horas.
Brasil Pandeiro e Forrofiá: Os grupos se apresentam a partir das 12h, na Ilha das Caieiras.
Workshop de Hip Hop Dance: As atividades rolam das 15h30 às 17h30, na Ilha das Caieiras, na praça ao lado do Museu Manoel Passos Lyrio.
Ana Paula Franchini e Banda: Live a partir das 19h direto da Catedral de Vitória, no Centro. Transmissão: YouTube da Catedral.
Wanderson Lopez: O músico e compositor faz uma live às 21h30 em seu Instagram e YouTube
Raphael Morais: Live às 22h30 com pop rock no Instagram.
12/9
Slam com premiação às 15h no Mucane, no Centro.
14/9
Encontro com o Escritor com Katia Bobbio e Renata Bomfim, às 19h30, no YouTube da Prefeitura.
Exposição do Estudo das Técnicas de Fotografia: Alunos da escola Eliane Rodrigues dos Santos realizam exposição no Museu Histórico Manuel Passos Lyrio, na Ilha das Caieiras, até o dia 17/9. Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h.
17/9
Sarau da Academia Espírito Santense de Letras: a confirmar.
18/9
Intervenções Artísticas de Dança nas faixas de pedestres da cidade, até o dia 25/9.
21/9
“Maré Literária”: Exposição que vai até o dia 26/9 no Museu Histórico Manuel Passos Lyrio, na Ilha das Caieiras. Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
24/9
Ensaio a céu aberto: Evento com os alunos da Fafi, às 19h30, no Parque Moscoso, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários